As vacinas podem deixar um filhote de cachorro sonolento ou letárgico?

Escrito por jennifer metz | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vacinas podem deixar um filhote de cachorro sonolento ou letárgico?
É importante que os filhotes de cachorro tomem todas as vacinas necessárias (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As vacinas são importantes para os filhotes de cachorro em seus primeiros meses de vida. É recomendável que os filhotes tomem uma série de quatro vacinas, começando com oito semanas de idade e terminando aos seis meses. Assim como com os humanos, existem efeitos colaterais das vacinas nos filhotes, então é importante acompanhar de perto o seu cãozinho após cada vacina. Sonolência e comportamento letárgico são duas reações comuns.

Outras pessoas estão lendo

Vacina

A vacina em si, normalmente uma "5 em 1" que protege contra parvovirose, hepatite, leptospirose, cinomose e parainfluenza, pode causar reações leves. Sonolência e comportamento letárgico são reações leves, e não são prejudiciais ou ameaçadoras a menos que o comportamento dure mais que um dia.

Razões para estar sonolento ou letárgico

Outras razões para o seu filhote estar letárgico ou sonolento, além da vacina em si, podem ser simplesmente devido à empolgação e à aventura do dia. Isso normalmente envolve um passeio de carro até o veterinário, uma visita com pessoas estranhas (veterinário e técnicos), e novos e estranhos lugares e sons. A empolgação pode então fazer com que o filhote fique sonolento mais tarde.

Outras reações leves

Outras reações leves às vacinas nos filhotes podem ser uma febre ligeira ou uma diminuição no apetite. Simplesmente fique de olho em seu cãozinho e mantenha-o confortável durante os próximos dias.

Reações mais graves

Reações mais graves às vacinas em filhotes podem incluir inchaço e urticária, que geralmente ocorrem dentro de algumas horas após tomar a vacina. Se isso acontecer com o seu cãozinho, entre em contato com o veterinário para receber conselhos. Uma visita ao veterinário pode ou não ser necessária, dependendo da gravidade. O choque anafilático é a reação mais grave e pode ser fatal. Isso ocorre quando o filhote tem problemas para respirar ou ficar em pé, e exige atenção médica imediata. Essa reação é rara e ocorre dentro de minutos após o filhote tomar a vacina.

Importância

Apesar das reações que os filhotes possam ter, as vacinas são extremamente importantes. Elas protegem contra doenças muito fatais, todas sem cura. Ao vacinar o seu cãozinho, você estará garantindo sua saúde e a de outros cães que possam ter contato com o seu.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível