Carreira e dinheiro

Vantagens e desvantagens do BYOD para as empresas

Escrito por pedro santos
Vantagens e desvantagens do BYOD para as empresas

O modelo BYOD permite que funcionários levem seus próprios aparelhos para o ambiente de trabalho

Comstock/Comstock/Getty Images

Na onda atual de flexibilização dos meios de trabalho, muitas empresas passaram a adotar o chamado BYOD. A sigla, em inglês, significa "Bring Your Own Device", isto é, "traga seu próprio dispositivo". Trata-se de uma tendência que começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou para países em desenvolvimento, sobretudo a Rússia e o Brasil. Pelo BYOD, o funcionário leva seus próprios aparelhos pessoais (laptop, smartphone, tablets) para usá-los profissionalmente no trabalho. Esse novo modelo permite que a empresa economize na hora de comprar dispositivos próprios e ao mesmo tempo deixa o funcionário mais à vontade e produtivo na hora de trabalhar.

Outras pessoas estão lendo

Tendência positiva no mercado

Comstock/Comstock/Getty Images

A verdade é que o BYOD deixou de ser uma tendência para ser uma realidade. Pequenas e médias empresas já implementaram esse sistema. Além disso, esse é um modelo que se expande com rapidez. Especialistas na área de tecnologia do trabalho estimam que, até 2020, 45% das empresas do mundo serão totalmente BYOD, e o restante adotará um modelo híbrido no qual metade dos dispositivos são de responsabilidade do funcionário. O principal ponto positivo é que o mercado ganha mais flexibilidade. Trata-se de uma verdadeira revolução que está mudando as tradicionais frentes de trabalho das empresas e abrindo novas oportunidades tanto para empresários quanto para os funcionários.

Riscos para a empresa

Comstock/Comstock/Getty Images

Para a empresa, há riscos e benefícios que devem ser considerados na hora de adotar o BYOD. Uma das controvérsias gira em torno das despesas em equipamentos pessoais que quebrem ou apresentem problemas. Por isso, as empresas precisam manter a área de TI (Tecnologia da Informação) aberta para casos de emergência com os dispositivos dos funcionários. Outro risco está relacionado com os dados confidenciais que o funcionário estará portando em seu próprio dispositivo. O setor de TI deve criar estratégias para prevenir a empresa de eventuais vírus (malwares) que podem ser instalados no computador do funcionário.

Satisfação da equipe

Comstock/Comstock/Getty Images

A regra geral é que os funcionários se sentem confortáveis em utilizar as tecnologias com que já estão familiarizados. Raramente eles precisam passar por treinamento no uso do software ou hardware justamente porque utilizam o sistema de seus próprios dispositivos, sejam eles programas de computador ou aplicativos para tablets ou smartphones. Outro ponto positivo é que, em muitos casos, o usuário pode trazer aparelhos até superiores em tecnologia do que os que a empresa dispõe. Muitas empresas, por exemplo, não dispõe de recursos para fornecer um tablet para cada funcionário. Nesses casos, empregados e patrões saem ganhando.

Limite entre pessoal e profissional

Comstock/Comstock/Getty Images

Outro fator que impulsiona a implantação do BYOD no meio empresarial é a mobilidadade que os funcionários adquirem ao trabalhar com seus próprios dispositivos. Sendo assim, eles podem acionar dados e informações profissionais mesmo estando fora da empresa. Basta um programa de acesso ao desktop virtual da corporação. O problema é que, dessa forma, a fronteira entre profissional e pessoal diminui consideravelmente. Se antigamente o funcionário tinha horário de trabalho contado dentro da empresa, agora ele pode trabalhar sem hora nem local fixos. Essa nova relação de trabalho pode gerar frustração à longo prazo e até trabalho extra não remunerado. São desafios que empregados e executivos ainda precisam resolver.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media