Mais
×

Vantagens e desvantagens do uso de uniformes pelos alunos de enfermagem

Atualizada April 17, 2017

Os alunos de enfermagem de algumas universidades usam uniformes enquanto outros na mesma faculdade são vistos com roupas da última moda. Um uniforme de enfermagem pode ser solicitado para os alunos pela faculdade. As vantagens e desvantagens do seu uso dependem de seu ponto de vista como aluno.

Os uniformes podem fazer a diferença para os alunos de enfermagem (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Redução na contaminação

Muitos alunos de enfermagem lidam com substâncias biológicas de risco, como sangue, urina e fezes. Essas substâncias podem conter vírus e bactérias, que são potenciais causadores de doenças. Usando um uniforme, é possível prevenir a propagação dessas substâncias, pois ele será usado somente nas aulas. Além disso, eles são fáceis de limpar.

Profissionalismo

Um uniforme de enfermagem faz o aluno parecer um enfermeiro qualificado. Isso o motiva a aprender e a solidificar sua identidade como enfermeiro. Os uniformes dão mais credibilidade aos alunos. Um conselho de um aluno é considerado mais sério quando está de uniforme do que quando está com roupas normais. Ele também ajuda o estudante a trabalhar com mais conforto sem se preocupar com o que vai acontecer, por exemplo, se algum remédio cair na roupa.

Expressão pessoal e individualidade

As roupas ajudam as pessoas a se definirem. Usar o uniforme na faculdade pode interferir na individualidade e expressão pessoal do aluno. O uniforme pode fazer com que o aluno se revolte contra a escola, que não permite que ele tenha individualidade. Essa revolta pode resultar em uma ação disciplinar que pode impedir que o aluno continue o curso.

Impedimento religioso

Fazer os alunos usarem uniformes pode impedir que eles sigam suas práticas religiosas. Por exemplo, existem algumas religiões que estabelecem as roupas que podem ser usadas pelas mulheres. O uniforme pode não atender essas exigências, fazendo a aluna se sentir mal. Como consequência, a aluna pode desistir da enfermagem e partir para outro curso que respeite suas crenças.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article