Vantagens e desvantagens do webmail

Escrito por beth winston | Traduzido por tamara loebe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens do webmail
Considere as suas opções de webmail com cuidado (Email Concept image by wayne ruston from Fotolia.com)

O webmail pode ser uma alternativa conveniente para o serviço de e-mail tradicional, onde as mensagens são armazenadas em seu computador. Porém, ele também tem algumas desvantagens que você pode querer considerar antes de se inscrever.

Vantagens: conveniência

Se você viaja com frequência e trabalha em locais remotos, esta pode ser a vantagem mais importante do webmail. Você pode acessar e usá-lo a partir de qualquer computador com conexão à Internet. Isso inclui terminais de acesso público, como bibliotecas e hotéis. Suas mensagens permanecerão armazenadas em uma central, então não importa de onde acessar a sua conta, você sempre terá acesso à elas.

Custo

Os serviços de webmail básicos dos grandes provedores são geralmente grátis. Alguns fornecedores oferecem serviços premium por uma taxa.

Mantenha seu endereço

Mesmo ao alterar os provedores de Internet, você ainda consegue manter o seu endereço de e-mail antigo. Isso significa que você não terá que se preocupar em avisar todos os seus contatos de seu último endereço de e-mail.

Armazenamento grande

Os grandes provedores de webmail oferecem armazenamento ilimitado, ou em gigabytes, para que você nunca tenha que apagar mensagens para abrir e-mails com grandes anexos. Isso também significa que você não precisará manter todos os dados em seu próprio computador, liberando espaço para outras coisas.

Desvantagens: nome pessoal

Como o webmail tem uma grande base de clientes, você muitas vezes não conseguirá criar um endereço usando o seu próprio nome ou o nome que você tinha em mente. Pode levar um pouco de criatividade para chegar a um endereço de e-mail memorável e simples, que ainda esteja disponível. Se você estiver usando o seu webmail para um negócio, isso pode ser uma desvantagem, pois algumas pessoas acham que endereços de webmail não são profissionais.

Anúncios

Como você não está pagando pelo serviço, provedores de webmail tem que obter a sua receita de anunciantes. Isso significa que você vai ter que aturar banners e até mesmo publicidades personalizadas, algo que serviços de e-mail tradicionais não possuem.

Mais spam

Spammers tendem se direcionar ao webmail mais do que fornecedores tradicionais por causa de sua grande base de clientes. Assim, mesmo se você tiver cuidado para não se inscrever em serviços comerciais, o spammer irá encontrar seu endereço e bombardeá-lo. No lado positivo, os filtros de spam estão se tornando cada vez mais sofisticados.

Não funciona offline

Como bandas largas confiáveis estão se tornando mais disponíveis, este é um problema menor; mas você deve estar online, tanto para ver as suas mensagens quanto para escrever e enviar novas. Isto significa que você não pode baixar as novas mensagens, se desconectar e lê-las offline, ou procurar por e-mails antigos, sem estar na Internet. Da mesma forma que você não pode escrever uma mensagem offline e, em seguida, se conectar e enviá-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível