As vantagens da arte do grafite

Escrito por simon fuller | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens da arte do grafite
A qualidade do grafite pode variar, mas é sempre visualmente impactante (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Desde seus primeiros dias como mero vandalismo nas paredes dos trens do metrô, às peças mais elaboradas e de aspecto profissional que adornam as paredes das cidades no século XXI, a arte do grafite se tornou uma expressiva, senão controversa, parte da cultura. Enquanto algumas pessoas veem o grafite como um flagelo do ambiente urbano, o grafite moderno se tornou mais aceito -- e até mesmo legalizado pelas autoridades das cidades -- graças a várias vantagens que emergiram.

Outras pessoas estão lendo

Leva arte ao público

O problema com a arte no século XXI é a noção de que às vezes simplesmente não é vista por uma questão de falta de interesse das pessoas, principalmente da geração mais jovem. Estas pessoas não vão a museus e exposições artísticas, e assim, não são expostas a obras de arte. Grafites bem trabalhados ajudam a reverter esse problema ao trazer a arte diretamente para o público, jogando-a na sua cara, e talvez ajudando a fomentar um interesse em obras artísticas que levará pessoas a explorar mais o mundo da arte.

É uma valiosa forma de auto-expressão

O grafite dá às pessoas a liberdade para se expressarem de um modo que elas não teriam, se não fosse assim. Para algumas, essa liberdade vem da acessibilidade do grafite; tudo o que essa mídia precisa é de uma lata de tinta aerosol e uma ideia, e o artista pode criar o que ele quiser, ao invés de ter de comprar suprimentos caros só para começar. Para outros artistas do grafite, a vantagem desta mídia é que eles podem expressar uma opinião ou ideia, tal como um ponto de vista político, e fazer com que seja visto, em uma declaração para ser ouvida e talvez criar impacto.

Dá vida a um lugar

A arte do grafite bem trabalhado é em geral criativa, colorida e audaciosa, e assim, muda a feição do local em que se mostra. Em muitos casos, esta mudança é positiva, já que a arte transforma prédios apagados e monótonos e paredes nuas em interessantes e vistosas exposições da imaginação. Bairros ganham vida nova sem que as autoridades locais tenham que se empenhar em programas de revitalização.

Eleva o perfil do local

Muito grafite de boa qualidade concentrado em um local determinado pode elevar significativamente o perfil desse bairro, tornando-o um cenário de arte. Com o tempo, outros artistas se congregam lá, e o valor cultural da área aumenta. Isso, a longo prazo, pode ajudar a economia local, à medida que turistas se dirigem ao lugar para ver os grafites e florescem os passeios turísticos guiados para mostrar as redondezas aos visitantes.

Contibui na educação

A arte é muitas vezes ensinada aos jovens como parte da sua educação, mas nem todo mundo dá importância a ela. Para alguns, o problema reside na mídia; uma pessoa pode não gostar das formas tradicionais, tais como pintura e escultura, por exemplo, enquanto outros não acham arte relevante em suas vidas. Quando o grafite é ensinado como uma mídia de obra de arte alternativa, pode inspirar essas pessoas, sendo mais enraizado na vida do século XXI do que as formas tradicionais de arte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível