Mais
×

Como usar o vapor para tratar a tosse

Atualizado em 21 novembro, 2016

A maioria das tosses é causada por gargantas que tentam soltar e dissipar o muco que está obstruindo as vias respiratórias. Quando o ar é rapidamente forçado através de sua garganta e para fora de sua boca, ele permite que os pulmões soltem mais ar. O vapor pode ajudar a quebrar o muco e respirar mais facilmente, diminuindo a tosse. Ele também umedece o nariz e a garganta, ajudando a prevenir rachaduras e sangramentos.

Instruções

Respirar vapor com uma toalha em cima da cabeça ajuda a aliviar a congestão (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Aqueça a água no fogão em uma chaleira até levantar fervura.

  2. Despeje água quente em uma tigela grande, enchendo-a até a metade. Coloque-a em cima de uma superfície plana, como a da sua mesa de jantar. Coloque uma base de panela ou uma toalha dobrada embaixo da tigela para que o calor não danifique a mesa.

    Use uma chaleira para derramar água quente em sua tigela de vapor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Curve o seu rosto sobre a bacia de água. Coloque a toalha em cima de sua cabeça e feche-a nos lados de seu rosto e ao longo da tigela, prendendo o máximo de vapor possível por baixo dela.

  4. Respire profundamente pelo nariz, inalando o vapor em sua garganta. Se o seu rosto ficar muito quente, enquanto estiver embaixo da toalha, puxe-o um pouco para o lado para deixar entrar um pouco de ar fresco. Você sentirá o vapor enchendo seu nariz e sua garganta, soltando o muco e umedecendo o tecido seco.

  5. Substitua a água por uma mais quente, depois de cinco minutos, ou assim que ela parar de soltar vapor.

Dicas

  • Tomar banho em pé com água quente e porta fechada também ajuda a quebrar o muco na garganta, devido ao vapor. Adicione cítricas, como limão ou lima, para deixar o vapor fresco e refrescante.

Aviso

  • Tenha cuidado ao despejar água quente, pois pode ser que espirre e queime sua pele.

O que você precisa

  • Toalha
  • Tigela grande
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article