Como usar variáveis (VAR) em AS3

Escrito por mark stansberry | Traduzido por cezar rosa
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Como usar variáveis (VAR) em AS3
Utilize variáveis para resolver problemas matemáticos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Uma variável (VAR) em AS3, a linguagem de programação Flash ActionScript 3, é utilizada para definir variáveis numéricas e de caracteres. Elas são fundamentais para realizar cálculos matemáticos para programação de jogos, armazenar mensagens de texto para exibição e para a criação de objetos gráficos no Flash. Existem vários tipos de objetos que você pode declarar (ou instanciar) com a classe VAR do AS3. Isso inclui variáveis booleanas, inteiras, numéricas, texto (strings) e inteiros sem sinal para variáveis alfanuméricas e objetos de tipo MovieClip, Sprite, Shape e TextField para gráficos e campos de texto.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Adobe Flash Professional: versões CS3, CS4, CS5 ou posteriores.

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Instruções

  1. 1

    Instancie (declare) uma variável utilizando a seguinte sintaxe:

    va <nome da instância var>:<type of var> = new <tipo de var>();

    Nesse caso, "nome da instância var" é o nome que você atribui à variável e "tipo de var" é o nome da classe do tipo de objeto variável que você deseja criar.

  2. 2

    Utilize a seguinte declaração de variável para instanciar uma variável numérica chamada "A", que pode ser usada para armazenar números decimais.

    var A:Number = new Number();

    Atribua o número decimal 5,99 para a variável A e exiba o resultado no painel do AS3:

    A = 5.99; trace (A);

    Declare outra variável numérica, chamada "B". Armazene o número decimal 0,01 e adicione o valor da variável "A" para então exibir o resultado no painel (6,00) com o seguinte código:

    var B:Number = new Number(); B = 0.01; trace (A+B);

  3. 3

    Utilize a declaração abaixo para instanciar uma variável de caracteres chamada "B", que é usada para armazenar textos. Sempre envolva textos com aspas duplas ao atribui-lo a uma variável.

    var B:String= new String(); B = "texto armazenado na variável de caracteres chamada B"

  4. 4

    Utilize a declaração para instanciar uma variável de clipe de cena chamada "meuBotao", que é usada para armazenar clipes de cena e gerar novos clipes:

    var meuBotao:MovieClip = new MovieClip();

    Inclua um retângulo vermelho na variável de clipe de cena "meuBotao" com métodos e propriedades da classe MovieClip com o código:

    meuBotao.graphics.lineStyle(4); meuBotao.graphics.beginFill(0xFF0000); meuBotao.graphics.drawRect(100, 50, 50, 20); meuBotao.graphics.endFill();

    Posicione a variável de clipe de cena "meuBotao" no palco através do método "addChild":

    addChild(myButton);

  5. 5

    Utilize a declaração abaixo para instanciar uma variável TextField chamada "exibeTexto":

    var exibeTexto:TextField = new TextField(");

    Atribua algum texto para a variável através da propriedade "text" da classe TextField:

    exibeTexto.text = "texto no TextField exibeTexto";

    Sempre envolva o texto em aspas duplas ao atribuí-lo em uma propriedade "text" ou em objetos TextField.

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