Vegetais que causam inchaço e gases

Escrito por pat martin | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vegetais que causam inchaço e gases
Vasilha com brócolis frescos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O inchaço é geralmente causado pelo ar que fica preso no intestino delgado ou no cólon. Os intestinos contêm bactérias, leveduras e fungos, que quebram as moléculas dos alimentos, facilitando a digestão, o que cria gases. Carboidratos não digeridos fermentam nos intestinos, causando o inchaço. Feijão, brócolis, couve de Bruxelas, cenoura, aspargos, cebolas, repolho, espinafre e alface podem causar cases, que podem ser evitados ao se escolher diferentes combinações de alimentos, mastigando bem a comida e bebendo mais água.

Outras pessoas estão lendo

Vegetais crus

Vegetais verde-folhosos são um dos alimentos mais arriscados entre os aprovados por órgãos oficiais responsáveis pela segurança alimentar. O inchaço pode se relacionar à baixa qualidade de alimentos estragados. O sabor nem sempre revela se uma comida está estragada. Comer alimentos crus lhe expõe ao risco de possíveis infecções causadas por vírus e bactérias, alergias, e intolerância alimentar. As toxinas no trato intestinal produzem inchaço e náusea. Se você tem alguma sensibilidade a um vegetal específico que lhe causa inchaço com frequência, você não deve consumi-lo.

O inchaço também pode ser um sintoma de uma desordem intestinal, como síndrome do intestino irritável, colite, ou diverticulite, doença de Crohn, gastrite, ou úlcera. Câncer, cicatrizes ou adesões de uma cirurgia de hérnia ou da vesícula biliar também podem causar inchaço.

Vegetais que causam inchaço e gases
Aspargos em um escorredor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Feijão, cebola, batata e ervilhas

Os feijões são a segunda causa mais comum de inchaço. Feijões e cebolas contêm rafinose e frutose, dois açúcares que podem ser difíceis de digerir. Esses vegetais podem não ser adequadamente digeridos devido a uma escassez de enzimas no intestino delgado. Açúcares não completamente digeridos não são absorvidos e passam do intestino delgado para o cólon, sem se degradar. Dois tipos de bactéria no intestino grosso quebram esses açúcares, o que produz dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e, em um terço das pessoas, metano. Até mesmo batatas produzem gases e inchaço no intestino grosso. Ervilhas também são digeridas no intestino grosso. Um remédio para auxiliar a digestão que possa ser comprado sem prescrição médica, contendo enzimas para degradar açúcares, pode ser consumido antes de comer, o que reduz os gases e o inchaço.

Vegetais que causam inchaço e gases
Mulher fatiando uma cebola roxa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Aspargo, repolho, brócolis, couve de bruxelas, cenoura

Você pode reduzir o inchaço fazendo escolhas alimentares melhores, e comendo uma dieta bem balanceada e rica em fibras. Mas alguns tipos de fibras podem piorar o inchaço. Aspargo, brócolis, couve de Bruxelas, repolho e cenoura são ricos em fibras. Fibras não-solúveis não podem ser digeridos no intestino delgado, deixando o cólon da mesma maneira que entraram. Fibras solúveis podem ser digeridas facilmente, criando um gel macio nos intestinos; elas não são degradadas no intestino delgado, mas sim no intestino grosso, causando o inchaço. A sensibilidade a alimentos que causam inchaço variam de pessoa para pessoa e até para o mesmo indivíduo, dependendo de outros alimentos ou medicações que ele consumir. Alguns remédios podem causar inchaço, ou alimentos podem causar gases se consumidos com alguns tipos de medicação.

Vegetais que causam inchaço e gases
Vasilha com couve de Bruxelas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível