Velas de citronela são prejudiciais aos gatos?

Escrito por cindy anderson | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Velas de citronela são prejudiciais aos gatos?
Mantenha os gatos longe das velas de citronela

Muitas pessoas acendem velas de citronela em ambientes externos para afastar mosquitos e outros insetos. No entanto, embora sejam consideradas seguras para pessoas, essas velas podem ser prejudiciais aos gatos. Basta seguir alguns procedimentos de segurança comuns e você e seus gatos poderão ter um verão seguro e livre de insetos.

Outras pessoas estão lendo

O que é citronela

A citronela é uma erva com aroma cítrico que cresce naturalmente. O óleo, obtido das ervas cultivadas e secas, é usado para fazer repelentes de insetos, pois acredita-se que os mosquitos não gostam do cheiro do óleo. Além disso, a fumaça das velas de citronela ajuda a disfarçar o cheiro dos seres humanos e "escondê-los" dos insetos.

Produtos de citronela

A citronela pode ser encontrada na forma de velas, incensos, xampus anti-pulgas e repelentes em spray. No controle de pulgas, existem procedimentos específicos para uso em humanos, bem como para uso em animais de estimação. A erva também é utilizada em coleiras de treinamento anti latido para cães e, muitas vezes, é espalhada nos jardins para afastar pequenos animais. Todas essas medidas têm concentrações diferentes de citronela e algumas são mais perigosas que outras quando se trata de gatos. De acordo com o Centro de Controle de Intoxicação Animal do ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, em inglês), os gatos são mais sensíveis à erva do que os cães e, por isso, devem ficar longe de velas, incensos, óleos e qualquer produto que não seja feito especificamente para gatos e aprovado pelo seu veterinário.

Perigo para gatos

A citronela é considerada um produto natural para controle de pulgas. No entanto, o veterinário Jill A. Richardson observa que, mesmo que um produto seja identificado como "natural", ainda pode ser perigoso se usado de forma inadequada. Os vapores das velas podem causar problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso de um gato. Se ingeridos, os repelentes podem resultar em desconforto digestivo. Os óleos podem ser absorvidos pela pele e causar danos aos sistemas hepático ou nervoso.

Uso seguro

Mantenha os produtos de citronela, especialmente velas e incensos, longe do alcance dos gatos e sempre siga as instruções das embalagens. Os xampus e coleiras de controle de pulgas são seguros para gatos adultos, mas podem ser tóxicos para filhotes. Além disso, nunca aplique o óleo de citronela puro diretamente sobre a pele de um gato. Se estiver usando uma vela ou incenso em ambiente externo, mantenha seu gato longe da fumaça direta e não deixe que ele coma o produto.

Procedimentos de emergência

Se você acredita que seu gato ingeriu citronela ou está com dificuldade de respiração causada pela fumaça de uma vela, ligue imediatamente para o veterinário ou leve o animal para uma clínica de emergência. Para questões não emergenciais sobre a segurança dos produtos, visite o website do Centro de Controle de Intoxicação Animal da ASPCA.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível