Mais
×

Como verificar se uma String contém somente letras do alfabeto em Java

Atualizado em 23 março, 2017

A maneira mais rápida de verificar se uma string em java preenche os requisitos de caracteres válidos, como por exemplo ser somente letras alfabéticas, ou uma sequência alfanumérica, seria fazer um laço utilizando a função "for" e verificar cada caractere individualmente, vendo se há correspondências com as letras do alfabeto. Felizmente, há uma maneira melhor de se fazer essa verificação, utilizando uma ferramenta popular conhecida como "expressões comuns". O padrão de linguagem dessa indústria para trecho de textos é apoiado pela linguagem java como uma maneira sofisticada de análise e verificação de caracteres correspondentes, e isso torna o que seria uma tarefa tediosa em algo quase trivial.

Instruções

Linhas de código (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Netbeans

  1. Abra o programa Netbeans (IDE) que veio com sua versão de java ou qualquer outro editor de Java que você preferir.

  2. Digite o seguinte texto no Netbeans para definir uma string:

    String s1 = "Essa é uma $tring que não contém s0mente caract3res alfab3t1cos.";

  3. Digite o seguinte texto para definir um padrão regex a ser procurado:

    String pattern = "[a-zA-Z]*"

    Os colchetes em um padrão regex permitem a você definir um conjunto inteiro de caracteres e o "*" indica que você quer quantos caracteres forem possíveis de se conseguir. Nesse caso, o alfabeto inteiro, com letras maiúsculas e minúsculas, é definido como os caracteres válidos, enquanto os números e pontuação não são.

  4. Digite o seguinte comando para verificar se há duas letras correspondentes:

    s1.matches(pattern);

    Esse comando retornará falso já que a string original contém muitos números e símbolos de pontuação.

Dicas

  • Você pode adicionar números ao padrão de caracteres válidos simplesmente colocando "0-9" dentro dos colchetes no passo 3. Pontuação é um pouco mais difícil, já que a maioria dos sinais de pontuação tem um significado especial na linguagem regex. Infelizmente, regex, assim como java, é uma linguagem complexa e é necessário bastante tempo e esforço para aprendê-la. Você pode ler mais a respeito dela no primeiro site de referência abaixo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article