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Vitaminas para o fortalecimento e o crescimento muscular

Atualizado em 23 março, 2017

O fortalecimento muscular está relacionado à sua rotina de exercícios, descanso e uma dieta adequada. A alimentação equilibrada garante que os seus músculos tenham acesso a um suprimento adequado de componentes para a produção de energia. As vitaminas são compostos orgânicos que combinam-se com as proteínas para catalisar reações químicas específicas, que são críticas para o treinamento da força. Saiba a diferença entre as vitaminas lipossolúveis e as vitaminas hidrossolúveis antes de completar a sua dieta com as vitaminas essenciais para a musculação.

As vitaminas são essenciais para o fortalecimento muscular, assim como sua rotina de exercícios

Características

As vitaminas são divididas em duas categorias. As lipossolúveis são armazenadas no tecido do corpo. As hidrossolúveis não são mantidas pelo tecido adiposo do seu corpo e quantidades excessivas passam como resíduo.

Funções

As vitaminas contribuem para as reações químicas que metabolizam no interior das células musculares. Esses compostos também fornecem material para fortalecer e reparar os músculos. Além disso, as vitaminas ajudam a liberar hormônios, como a testosterona, e afetam o funcionamento do seu sistema nervoso central.

Efeitos

O National Institutes of Health cita certas vitaminas como contribuintes para a taxa metabólica, a tonificação e controle muscular. As vitaminas permitem um maior poder de realizar movimentos curtos e explosivos. Você também notará o tempo de recuperação da dor mais rápido com a ingestão adequada de vitaminas. Os níveis de vitamina adequados, combinados com uma rotina de exercícios consistente, permitem fortalecer o corpo de forma mais eficiente.

Identificação

As vitaminas do complexo B, juntamente com as C e D, são especialmente importantes para o crescimento muscular. A niacina (B3), a piridoxina (B6) e a riboflavina (B2) ajudam na produção de energia, e a vitamina B12 coordena o movimento muscular através do sistema nervoso central. As vitaminas do complexo B são encontradas em carnes, batatas e bananas.

A vitamina C está associada com frutas cítricas e constrói o tecido conectivo dentro do músculo esquelético, além de regular os níveis de testosterona. Por fim, a vitamina D combina-se com o cálcio e o fósforo para influenciar as contrações musculares e construir ossos fortes. Os peixes e o leite fortificado são boas fontes de vitamina D.

Precauções

Evite o consumo excessivo de vitaminas solúveis em gordura, tais como as A e D. Essas vitaminas já estão armazenadas no tecido adiposo e os efeitos colaterais tóxicos resultantes da exposição excessiva incluem fraqueza muscular, náuseas, dores de cabeça e perda de cabelo. Enquanto isso, você deve monitorar constantemente e substituir as vitaminas hidrossolúveis, tais como o complexo B e vitamina C. As deficiências de vitamina podem causar uma falta de energia, perda de peso, anemia ou até mesmo a morte.

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