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Vitaminas em frutas

Escrito por lori rice | Traduzido por karyn meyer
Vitaminas em frutas

Frutas são boas fontes de vitaminas

Lori Rice

Um dos componentes nutricionais mais valiosos de uma fruta é a vitamina que ela contém. Este alimento oferece uma variedade de vitaminas necessárias para o funcionamento saudável do corpo. Cada fruta ou família de frutas tem uma distribuição destes micronutrientes saudáveis. Comer uma boa variedade e escolher o método correto de preparação são passos fundamentais para obter o máximo de vitaminas do seu consumo diário de frutas.

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Tipos

Há muitas vitaminas nas frutas que comemos, as mais comuns são C, A, E, B6 e tiamina (B1). Laranjas, toronjas, morangos e amoras são conhecidos por conter vitamina C. Pode-se obter uma dose saudável de vitamina A de melão, manga e melancia. Ainda, melão e laranja contém tiamina. Vitamina E pode ser encontrada em kiwi, manga e abacate. Escolha bananas para obter vitamina B6.

Efeitos

O papel que as vitaminas desempenham nas funções corporais é diversificado. A vitamina C está envolvida na síntese de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro e colágeno, que constitui a estrutura do corpo. Já a vitamina A é importante para a visão e para um sistema imunológico saudável. Vitamina E é um antioxidante. A tiamina revelou-se importante para a saúde da visão e do cérebro. A vitamina B6 facilita as reações químicas necessárias no corpo e promove o funcionamento saudável do sistema nervoso.

Prevenção / Solução

Consumir as vitaminas que precisamos e que são encontradas nas frutas pode nos proteger de doenças e de fatores ligados ao envelhecimento. As vitaminas C e E funcionam como antioxidantes protegendo as moléculas do corpo contra os danos causados por radicais livres, geralmente ligados ao câncer. Uma vez que a vitamina E cumpre seu propósito como antioxidante ela se torna inativa, entretanto, a vitamina C é capaz de regenerá-la. Por meio de seu papel na saúde dos olhos, a vitamina A reduz o desenvolvimento de cegueira noturna. A tiamina pode reduzir o risco de cataratas e o de demência associado à doença de Alzheimer.

Considerações

É fundamental que compremos, preparemos e consumemos as frutas de uma forma que as vitaminas que contém sejam maximizadas. Cozinhar e transportar frutas pode causar perda de seu valor nutricional. Coma frutas frescas para obter o máximo de vitaminas. Comprar de produções locais ou produzir por si mesmo quando possível, é a melhor maneira de evitar qualquer perda durante longas distâncias até o supermercado. Prefira frutas congeladas ao invés de enlatadas. Deixe as frutas descongelarem de um dia para o outro ao invés de aquecê-las.

Conceitos equivocados

Fazer sucos de frutas frescas é a maneira mais saudável de incluir maiores porções deste alimento em sua dieta. Entretanto, este processo é responsável por criar um produto que não é tão saudável quanto à fruta como um todo. Trata-se da questão das fibras contidas na fruta. Frequentemente, uma grande quantidade deste componente é perdida quando comparamos um copo de suco com a fruta. Tendo feito esta ressalva, pode-se ainda obter muitas vitaminas. O suco é uma boa maneira de trazer variedade para seu consumo desta fonte de nutrientes. Coma uma combinação delas inteiras com sucos frescos para garantir vitaminas e fibras.

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