Quanto tempo as pessoas vivem em diálise renal?

Escrito por mark bingaman | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo as pessoas vivem em diálise renal?
A diálise renal é aplicada no estágio final da doença renal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

É um momento muito assustador quando você ou alguém que você gosta enfrenta o estágio final da doença renal. A questão "quanto tempo as pessoas vivem em diálise renal?" pode trazer uma realidade muito preocupante. Mas a resposta depende de inúmeras variáveis.

Outras pessoas estão lendo

Período

Aqueles em tratamento de diálise renal possuem uma expectativa de vida média geral de quatro anos. Mas isso pode mudar, podendo alguns pacientes desfrutar de uma vida abundante durante cerca de 25 anos.

"Nós ainda não sabemos quanto tempo os pacientes em diálise viverão", diz a National Kidney Foundation, nos EUA. "Achamos que alguns pacientes em diálise podem viver tanto quanto as pessoas sem insuficiência renal".

Estatísticas

No entanto, estão disponíveis algumas estatísticas mais diretas. Os médicos estimam a probabilidade de sobrevivência de um paciente olhando para a porcentagem de chance de viver um, dois, cinco e dez anos após o início do tratamento. Esse tipo de formulação é usado entre muitas doenças, inclusive doenças cardíacas, câncer e pacientes em diálise.

O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos EUA relata a taxa de sobrevivência de diálise em cerca de 80% por um ano, 64% através de dois anos, 33% após cinco anos e 10% a 10 anos.

Variáveis

"Outro fato importante é que em 20% dos pacientes em diálise que morrem no primeiro ano, 50% deles morrem nos primeiros três meses -- poderia haver uma série de razões para isso, como a idade do paciente, o quanto eles estavam doentes, quando eles iniciaram o tratamento da diálise e quais outros problemas e doenças eles tinham", diz Andy Stein e Janet Wild em seu livro "Kidney Dialysis and Transplants: The At Your Fingertips Guide". "As pessoas com pressão arterial alta ou diabetes não são tão propensas a viver 10 anos em diálise como aquelas com glomerulonefrite ou doença renal policística".

Causa da doença

Na verdade, a causa da insuficiência renal é essencial na taxa de sobrevivência para quem estiver em diálise.

Doença renal policística: 94% de chance de sobrevivência através de um ano, 70% até cinco anos e 42% após 10 anos.

Glomerulonefrite: 88% de chance de sobrevivência através de um ano, 58% através de cinco e 37% após 10 anos.

Nefropatia obstrutiva: 82% de chance até o primeiro ano, 46% até cinco anos e 21% após 10 anos.

Desconhecido: 76% de sobrevivência até um ano, 41% até o quinto ano e 19% após 10 anos.

Pressão alta: 77% até um ano, 33% até cinco anos e 14% após 10 anos.

Diabetes: 71% até um ano, 29% até cinco anos e 11% após 10 anos.

Idade

Como seria de se esperar, as pessoas mais jovens em diálise sobrevivem por mais tempo do que os pacientes mais velhos. 88% das pessoas com idade inferior a 20 anos viverão cinco anos em diálise renal. 71% dos pacientes entre 20 e 44 anos de idade sobreviverão por cinco anos, 44% das pessoas entre 45 e 64 anos viverão cinco anos de tratamento e apenas 21% dos pacientes em diálise entre 65 e 74 anos de idade sobreviverão através de cinco anos. O número cai para 10% para aqueles com mais de 74 anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível