Volante do carro tremendo ao frear

Escrito por william zane | Traduzido por elia regina previato
Volante do carro tremendo ao frear

Vibrações no volante ao frear podem ter diversas causas

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Um carro inclui muitas partes projetadas para sofrer reposição a intervalos durante a vida útil do veículo devido ao desgaste. Os freios, partes da suspensão, buchas e o suporte da roda, todos se desgastam com o tempo. O resultado é um carro que provoca uma sensação confusa quando você vira o volante ou freia. Componentes desgastados também podem causar vibrações no volante ao dirigir ou frear. As vibrações no volante ao frear podem estar sendo causadas por diversos problemas.

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Rotor do freio deformado

De longe, a causa mais comum de tremores no volante quando se freia é o rotor defeituoso. Os rotores são partes redondas, em formato de disco de metal no sistema de freio. Quando se aperta o freio, o compasso espreme o bloco do freio contra o rotor, o que desacelera o veículo. Se o rotor ficar defeituoso devido ao superaquecimento ou uso excessivo, o resultado é a vibração que é transmitida ao volante quando se aperta o freio.

Solução

A solução para rotores defeituosos é a substituição ou recauchutagem. Ocasionalmente, o rotor pode ser trabalhado no torno e voltar ao estado liso e chato. Ser ou não possível alisar o rotor, isso vai depender da espessura e do quão danificado ele está. Se precisar de uma substituição, um mecânico poderá instalar novos rotores. Dificilmente poderá fazer isso você mesmo.

Componentes da suspensão desgastados

Outra causa potencial da vibração no volante ao acionar o freio pode ser o amortecedor desgastado, suportes e bucha da suspensão. Se o amortecedor dianteiro está gasto além de sua vida útil, ele pode oscilar excessivamente ao acionar o freio, causando vibração e oscilação no volante. A bucha da suspensão gasta, particularmente a bucha de controle do braço, o que também pode causar vibração durante a desaceleração. Rolamentos do volante gastos, os quais suportam a direção, também podem causar vibração ao acionar o freio. Deve ser observado que muitos dos problemas acima também causar vibração no volante durante a movimentação normal do veículo.

Substituição de amortecedores e buchas desgastadas

Se o problema for amortecedor dianteiro gasto, a única solução é remover e substituí-lo por novos. O mesmo se aplica a bucha de suspensão gasta, a qual necessita substituição para que o carro retorne ao estado normal.

Alinhamento inadequado

Se a suspensão dianteira e as rodas não estão alinhadas adequadamente, o resultado pode ser vibração ao frear. A solução é levar o carro para ser adequadamente alinhado por um profissional em uma loja de alinhamento.

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