Como voltar aos esportes após cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho

Escrito por david thyberg | Traduzido por elia regina previato
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Como voltar aos esportes após cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho
O rompimento do ligamento é uma lesão esportiva comum (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Rompimentos de ligamentos são uma lesão esportiva comum, onde o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho é danificado devido à sobrecarga. Na maioria dos casos, o LCA se rompe quando atleta vira ou faz um movimento rápido que torce o joelho. As lesões podem também resultar de colisões ou aterrissagem desajeitada depois de saltar. O ligamento normalmente permanece solto depois do rompimento, muitas vezes necessitando de cirurgia para reparar o dano. Voltando ao esporte, o período posterior a uma lesão do LCA é um processo desafiador. Para a maioria dos atletas que se recuperam de cirurgia, é necessário um programa de reabilitação de três fases.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

    Fase 1

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    Comece a fase 1 um ou dois dias após a cirurgia. Essa fase durará cerca de oito semanas. Controle a dor e o inchaço, tomando ibuprofeno e colocando bolsa de gelo no joelho a cada três horas todos os dias.

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    Trabalhe com um fisioterapeuta e por sua própria conta depois que o inchaço inicial diminuir para recuperar alguma amplitude de movimento. É importante que o seu LCA se acostume a movimentos suaves conforme você começa a se recuperar.

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    Sente-se na borda de um banco com os pés plantados no chão e os joelhos dobrados. Lentamente, eleve a perna lesionada, usando os músculos do seu joelho para alongá-la. Mantenha a posição por três segundos antes de baixar cuidadosamente sua perna. Realize 20 repetições desse exercício para começar e aumente gradualmente o número conforme melhora a amplitude dos movimentos.

    Fase 2

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    Continue a reabilitação com a fase 2. Essa fase geralmente dura cerca de três meses após a cirurgia. Você realizará exercícios de fortalecimento sob a supervisão de um fisioterapeuta e por conta própria.

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    Use uma faixa elástica de terapia para fortalecer o LCA. Amarre uma extremidade da faixa na base do seu banco. Faça um laço na outra extremidade e enrole-a em torno do pé na perna lesionada. Sente-se na mesma posição que você fez para a série de exercícios de movimento.

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    Eleve a perna lentamente, esticando-a e mantendo a posição levantada por três segundos antes de abaixá-la. Realize 20 repetições no início e aumente a intensidade conforme você e seu terapeuta achem adequado. Esse é o mesmo exercício que você usou para a amplitude de movimento, mas agora estará trabalhando no fortalecimento do ligamento usando a resistência da banda elástica terapêutica.

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    Passe para exercícios de equilíbrio e estabilidade, uma vez que seja confortável. Equilibre-se na perna lesionada, dobrando a outra perna até o joelho e estendendo as mãos para os lados, para manter o equilíbrio. Lentamente, agache-se, dobrando o joelho até que esteja quase na posição sentada. Mantenha o equilíbrio nesta posição agachada por três segundos antes de empurrar com o joelho para o retorno à posição vertical de origem. Realize 10 agachamentos para começar, aumente gradualmente o número conforme ganha força ao longo de sua reabilitação.

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    Mantenha o equilíbrio nesta posição agachada por três segundos antes de empurrar com o joelho para o retorno à posição vertical de origem. Realize 10 agachamentos para começar, aumente gradualmente o número conforme ganha força ao longo da sua reabilitação.

    Fase 3

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    Conclua o processo de recuperação com a fase 3, a última etapa antes que você possa retornar às atividades esportivas em escala integral. Seja paciente e não tente se esforçar demais conforme entra nas últimas semanas antes de poder retomar a prática de esportes como fazia antes da lesão.

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    Acostume seu LCA com movimentos fortes, pedalando em uma bicicleta ergométrica a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos por sessão. Aumente gradualmente o ritmo e esforço requerido no seu treino estacionário conforme for ficando mais fácil. Pedalar na ergométrica ajudará a melhorar seu condicionamento físico e a força nas pernas com o mínimo de desconforto e impacto nos ligamentos do seu joelho.

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    Trabalhe com um fisioterapeuta esportivo ou com o treinador da equipe para planejar os exercícios que estimularão os movimentos atléticos apropriados ao seu esporte. Isso pode incluir corrida leve, corridas de circuito, pular corda, exercícios de escada ou outros ao esporte para o qual estiver retornando.

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    Limite os exercícios relacionados com o esporte a sessões em dias alternados. Não force demais seu ligamento na fase final de sua recuperação. Tire um dia de folga entre os treinos para descansar.

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    Coloque gelo sobre o joelho depois de cada sessão de treino. Você pode esperar algum inchaço no retorno à atividade física intensa, mesmo meses após a cirurgia. Aplique uma compressa de gelo por 20 minutos depois de terminar seus exercícios. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto.

Dicas & Advertências

  • Use uma joelheira, se você não estiver seguro da estabilidade do seu ligamento quando retornar ao esporte. Ela ajudará a prevenir o deslocamento e fornecerá uma pequena proteção extra contra solavancos e contusões durante o treino.
  • Não tenha pressa de voltar ao esporte após a cirurgia do ligamento cruzado anterior. Consulte o seu médico, fisioterapeuta e treinador antes de jogar para se certificar de que seu joelho está apto. Alguns atletas tentam jogar muito cedo, o que acarreta inflamação dolorosa ou uma lesão de repetição. As lesões do LCA são sérias e podem deixar danos permanentes que o afastarão do esporte para sempre, por isso proporcione-se tempo suficiente para recuperação total.

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