Mais
×

Como voltar a estudar quando se tem mais de 40 anos

Atualizado em 17 abril, 2017

Nunca é tarde demais para voltarmos à escola. Se você tiver mais de 40 anos, é bem provável que tenha mais maturidade e confiança em si mesmo e em seus objetivos que quando tinha 20 anos. Se retornar aos estudos é algo que você precisa para atingir seus ideais, então não há motivo pelo qual você não consiga fazê-lo com sucesso. Alguns desafios diferentes podem aparecer quando se é mais velho e, certamente, mais sábio, voltando à escola. Contudo, não há nada intransponível.

Instruções

O orientador educacional da faculdade de interesse deve estar apto a responder muitas de suas perguntas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Reveja os critérios de admissão para o programa no qual você está interessado. Verifique, especialmente, se há condições. Muitos cursos requerem que os pré-requisitos sejam concluídos dentro de uma certa quantidade de tempo, antes do prazo de inscrição acabar. Logo, se você obteve esses pré-requisitos no passado, existe uma chance de você precisar repeti-los. Tente falar com um orientador educacional para descobrir como é a situação na escola em questão.

  2. Decida o que você quer fazer a respeito de emprego. É possível que você consiga estudar enquanto continua trabalhando, principalmente se o curso escolhido for um curso à distância ou com aulas noturnas. Converse com seu chefe sobre trabalhar meio expediente enquanto estiver estudando. Isso pode ser especialmente viável se você estiver voltando à faculdade para avançar em sua atual carreira profissional.

  3. Verifique suas finança, caso você precise deixar seu emprego atual. Existem alguns programas de bolsas de estudo ou empréstimos para estudantes que estão retornando à escola na idade adulta. O orientador educacional da faculdade escolhida deve estar preparado para mostrar-lhe quais são esses programas.

  4. Escolha cuidadosamente seu curso. Pesquise sobre onde você está entrando, em termos de ambiente social. Você não deve sentir-se intimidado por voltar aos estudos, se isso é realmente o que deseja. Contudo, é possível que se sinta desconfortável se ficar preso a uma sala e um campus rodeado por estudantes que têm a metade de sua idade. Visite o local em questão, talvez durante o horário de almoço, para ter uma ideia sobre como será estar entre os outros alunos.

  5. Inscreva-se e aguarde o resultado. Quando tiver obtido sua matrícula, tente entrar em contato com outros estudantes mais velhos que estudem o mesmo curso que você. Compare anotações e compartilhe experiências. Enfrentar o estresse de uma vida de estudante fica mais fácil quando se tem um suporte adequado.

Dicas

  • Voltar para a escola será mais fácil se você tiver o apoio da família. Discuta sobre seus planos com seu cônjuge ou parceiro e também seus filhos, se os tiver. Se suas crianças ainda estiverem na creche ou na pré-escola, organize todo um sistema de creche antes de iniciar sua faculdade. Não espere conseguir estudar enquanto seus filhos ficam ao redor.

Aviso

  • Certifique-se que o curso escolhido será reconhecido e credenciado. A internet está cheia de fabricantes de diplomas que prometem graduações com muito pouco estudo ou trabalho. Esses certificados não serão reconhecidos pelos empregadores.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article