on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ser um bom zagueiro no futebol

Ao assistir um resumo de futebol, você vê o mais destacado: os gols. No entanto, se você assistir um jogo completo, perceberá que algumas das partes mais importantes aparecem quando os times não conseguem marcá-los. Independente do nível da equipe, você precisa ganhar o jogo na linha de defesa. Ser um grande zagueiro não é tão glamoroso quanto ganhar a Chuteira de Ouro, mas seu time precisa de você. Siga estas dicas para ganhar grandes habilidades de defesa.

Instruções

Você precisa atender também a linha defensiva no jogo (Getty Images)
  1. Não tente sempre roubar a bola. Pode ser um clichê, mas, como zagueiro, você deve saber quando buscar a bola e quando pará-la. Muitas vezes, defender bem não é chutar a bola para longe, mas assegurar que a pessoa que a leva não acabe na área. Prepare-se para forçar um atacante a mudar de direção em vez de tentar roubar a posse de bola.

    Loading...
  2. Comunique-se. Se você não tiver a bola, precisará falar. Você pode mudar a marcação para um jogador, dizer para outro a quem deve cobrir ou em que direção atacar, ou indicar ao restante do seu time que você bloqueará o atacante. Faça o que fizer, continue falando sobre a defesa, pois você mantém a posição correta e toma boas decisões. Isso não é possível sem uma boa comunicação.

  3. Bloqueie de perto. Nada causa um quebre da defesa tão rapidamente como uma má marcação. Atue sempre em jogadas de bola parada (arremessos, chutes livres, escanteios, etc). Observe sempre quem o goleiro indicar. Se ele não falar nada, busque o rival mais próximo de você. Comunique-se também na hora de bloquear o adversário: um simples “tenho o 14” ou “vou parar aquele que está correndo” pode funcionar. Certifique-se também de cobrir sempre a perna hábil do jogador.

  4. Mantenha uma boa postura. Ao defender, ela deverá permitir que você faça o que quiser. Fique em pé e encare o atacante corretamente. Fique também perto o suficiente, pois dessa forma você poderá esticar a perna, tocar a bola e enviá-la em outra direção.

  5. Prepare-se para uma transição. Uma boa defesa leva a uma coisa muito importante: o ataque. Quando você receber a bola, faça o necessário para manter a posse. Busque saídas, toques longos, espaços para correr e, por último, toques simples. Deixe que o risco seja assumido pelos atacantes.

Loading...
Loading ...
Loading ...