11 conselhos para superar a insônia na noite anterior a um evento importante

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É comum perder o sono devido à ansiedade que toma conta na véspera de um dia importante. Seja por causa de uma prova, evento social, reunião ou viagem há muito tempo programada. A insônia pode ser apenas a ausência de sono ou a dificuldade de desfrutar de um período contínuo de descanso. Esse mal atinge muitas pessoas e está fortemente ligado aos afazeres e responsabilidades do dia a dia. Aprenda algumas dicas para dormir tranquilo e deixe aquelas noites em claro para trás.

Overview

É comum perder o sono devido à ansiedade que toma conta na véspera de um dia importante. Seja por causa de uma prova, evento social, reunião ou viagem há muito tempo programada. A insônia pode ser apenas a ausência de sono ou a dificuldade de desfrutar de um período contínuo de descanso. Esse mal atinge muitas pessoas e está fortemente ligado aos afazeres e responsabilidades do dia a dia. Aprenda algumas dicas para dormir tranquilo e deixe aquelas noites em claro para trás.

Desligue os aparelhos eletrônicos

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O corpo humano produz melatonina, o hormônio do sono. Porém, para que isso ocorra, é necessário ficar longe de fontes de luz, que incluem celulares, televisores e tablets. O brilho emitido pelos aparelhos eletrônicos inibe a produção de melatonina, pois o corpo continua achando que é dia. Segundo o Jornal do Empreendedor, estudos realizados pelo especialista em sono e sonhos Rubin Naiman revelam que a escuridão é essencial para uma boa noite de desanso. O ideal é evitar o uso de aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir. Eles estimulam o cérebro e podem aumentar o nível de estresse.

Faça exercício físico

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Praticar exercícios físicos faz com que o corpo se sinta mais cansado no final do dia, aumentando as chances de ter um sono tranquilo. Muitos estudos já comprovaram que fazer atividade física é mais eficaz do que tomar remédios que inibem a insônia. Não é necessário nenhum esforço extravagante. Você pode apenas caminhar por meia hora ou levantar pesos leves. Essa pequena mudança de rotina fará uma grande diferença se você tiver hábitos de vida sedentários.

Evite alimentos processados

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Os alimentos processados possuem grande quantidade de açúcar refinado, farinhas, corantes, conservantes e óleos perecíveis. Ingredientes como corantes e hidratos de carbono podem interferir nos padrões normais de sono. Em artigo no Jornal do Empreendedor, Dr. Michael Murray, uma das autoridades mundiais em medicina natural, afirma que os corantes artificiais têm um poder estimulante, fazendo com que o organismo libere diversos hormônios em excesso, como a adrenalina, que faz o corpo ficar em alerta.

Reforce sua dieta

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Ao retirar os alimentos processados da sua dieta, é importante substituí-los por comidas nutritivas. Para inibir a insônia, é importante consumir frutas e verduras orgânicas, que promovem a alcalinidade. Produtos industrializados aumentam o nível de acidez no organismo, causando acidose. Ela piora o estresse, algo comum nos países onde se consomem muitos alimentos industrializados. Em poucos dias, muitas pessoas superaram a insônia alterando a dieta e passando a ingerir produtos alcalinos.

Tome um banho quente e longo antes de dormir

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Uma das dicas para ter uma boa noite de sono antes de um dia importante é começar a relaxar antes mesmo de ir para a cama. Para isso, um bom e longo banho com água morna é uma ótima forma de começar a descansar antes mesmo de dormir. Ele vai fazer você se sentir mais relaxado e, consequentemente, sonolento. Se tiver a opção, um banho de banheira é melhor ainda. Aproveite para usar sais de banho e óleos perfumados, pois funcionam como calmante e comprovadamente têm o poder de aumentar a sensação de tranquilidade.

Faça uma sessão de acupuntura no dia anterior ao evento importante

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A acupuntura é ótima para combater a ansiedade, pois estimula a produção de calmantes naturais pelo organismo, como a endorfina. Além disso, essa técnica oriental milenar ativa a liberação de transmissores que acalmam os nervos. Um especialista em acupuntura sabe exatamente onde colocar as agulhas para que o cérebro libere os compostos químicos responsáveis pelo bem estar natural do corpo humano, além de ativar os neurotransmissores. Assim, considere agendar uma sessão de acupuntura no final do dia anterior ao evento importante.

Use seu quarto apenas para dormir e fazer sexo

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Evite ter no quarto aparelhos eletrônicos como computadores, televisores, telefones, etc. Esses equipamentos emitem ondas eletromagnéticas, que interferem no sistema nervoso humano, deixando-o em constante alerta. O ideal é ir para a cama apenas quando se sentir sonolento e levantar-se na mesma hora todos os dias, sem levar em conta quantas horas dormiu. O quarto deve ser usado apenas para dormir e ter relações sexuais. Trabalhe e use o computador em outro local.

Beba chás naturais e use a aromaterapia

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Outro conselho para relaxar quando for se deitar é beber chás naturais e usar a aromaterapia. Esses recursos são ótimos para promover o sono. O chá de camomila acalma os ânimos e o aroma de lavanda colabora para acentuar a sensação de tranquilidade. Uma boa forma de perfumar o ambiente é com velas aromáticas ou incensos. Para aproveitar melhor o cheiro, deixe a porta do quarto fechada e uma fresta de janela aberta, para que ele não impregne o ambiente. Uma essência agradável induz o sono e deixa o ambiente mais aconchegante.

Use uma máquina de ruído branco

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Ainda não muito conhecida, a máquina de ruído branco produz um som consistente, capaz de abafar ruídos que interferem na qualidade do sono. O som produzido parece com o de um ventilador e serve também para evitar o silêncio total, que para muitas pessoas mais atrapalha do que ajuda a descansar. Atualmente, existem aplicativos para smartphones que funcionam como máquinas de ruído branco e ainda podem emitir ruídos da natureza, como chuva, pássaros ou ondas do mar. Mesmo não sendo recomendado dormir próximo a aparelhos eletrônicos, nesse caso vale abrir uma exceção. Experimente e descubra se é uma opção para você.

Separe um momento para meditação ou massagem

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Massagens e meditação são soluções para relaxar antes de ir para a cama. A massagem é boa, pois relaxa os músculos do corpo e causa sonolência. Já a meditação é importante para acalmar a mente. Alguns estudos já comprovaram que massagens podem ajudar as pessoas a dormir melhor. Seguindo a técnica da reflexologia, você ou seu parceiro pode massagear o seu pé antes de dormir. Para tratar a insônia, vale usar os dedos da mão para massagear os pés, mais especificamente o dedão, a lateral interna e o centro do pé, onde existe a chamada linha do diafragma.

Tome remédios para insônia

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Para ter um sono tranquilo, os remédios devem ser a última opção. Os mais recomendados são os naturais, como aqueles à base de passiflora, a flor do maracujá. Ela possui nutrientes que rearranjam os neurotransmissores, diminuindo a pressão arterial, relaxando as tensões musculares e melhorando a respiração. Se os produtos naturais não são uma opção para você, procure um médico. Ele poderá avaliar seu caso e receitar o medicamento apropriado. Ao seguir estas dicas, apenas tome cuidado para não dormir demais e perder a hora do seu grande evento, ok?

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