20 usos alternativos do café

••• Getty Images

Você adora um cafezinho? Pois agora vai amá-lo ainda mais! Além de ser rico em antioxidantes, ter um efeito probiótico e melhorar seu sistema imunológico, essa infusão pode ser usada para finalidades alternativas que ajudarão você em vários aspectos da vida.

Overview

Você adora um cafezinho? Pois agora vai amá-lo ainda mais! Além de ser rico em antioxidantes, ter um efeito probiótico e melhorar seu sistema imunológico, essa infusão pode ser usada para finalidades alternativas que ajudarão você em vários aspectos da vida.

Preencha espaços na madeira

Buccina Studios/Photodisc/Getty Images

Misture duas ou três colheres de café com um pouco de água até formar uma pasta espessa. Se a madeira apresenta tons avermelhados, inclua também algumas gotas de iodo. A seguir, aplique um pouco dessa massa na fenda do móvel com uma faca de plástico, retirando o excesso com um pano úmido. Assim que tudo estiver seco, passe uma camada de cera sobre o móvel. Ele ficará como novo!

Tire marcas dos móveis

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Seus filhos riscaram os móveis? Seus animais de estimação arranharam os pés das cadeiras? É possível solucionar esses problemas com café moído. Basta limpar o móvel e, a seguir, pintá-lo com café líquido.

Acabe com odores desagradáveis nas mãos

cookelma/iStock/Getty Images

Você cortou cebola ou alho e não consegue tirar o cheiro forte das mãos? Experimente esfregá-las com um pouco de café moído, que é um desodorante natural.

Perfume os armários

Victor_69/iStock/Getty Images

Pegue uma tela porosa de algodão e coloque alguns grãos de café dentro. A seguir, forme com ela uma pequena bolsa e una as pontas com uma fita. Coloque-a dentro de seus armários para acabar com o cheiro de umidade.

Limpe os ralos

decisiveimages/iStock/Getty Images

O cheiro que costuma subir dos encanamentos de sua casa pode fazer você se sentir num lixão em questão de minutos. Para eliminá-lo, ferva cinco copos de água e despeje-a com meio copo de borra de café.

Pare de esfregar

Anne-Louise Quarfoth/iStock/Getty Images

Deixe de lado esses produtos de limpeza tão prejudiciais às mãos e à saúde. No lugar, use café, um limpador abrasivo de elevada qualidade e — o melhor — completamente natural. Você pode usá-lo não somente para limpar pratos e panelas, como também para deixar a mesa da cozinha impecável. Um conselho: lembre-se de que o café pode manchar superfícies claras.

Desodorize a geladeira

YelenaYemchuk/iStock/Getty Images

Você notou um cheiro estranho na geladeira ou no congelador? Uma solução simples é colocar em seu interior um recipiente com café moído usado. Para intensificar o efeito, acrescente algumas gotas de essência de baunilha.

Ajude seu animal de estimação

Brand X Pictures/Digital Vision/Getty Images

Ao terminar de dar banho em seu animal de estimação, esfregue-o com um pouco de café moído. A cafeína repele tanto as moscas como as formigas e os mosquitos, deixando seu bichinho sempre com um sorriso no rosto.

Melhore a colheita

Getty Images

Para melhorar a colheita de tubérculos, como rabanetes e cenouras, coloque um pouco de café moído juntamente com as sementes no momento do plantio. Você pode usar este método sempre que desejar, já que o café é um fertilizante natural capaz de melhorar consideravelmente o crescimento de suas plantas ao repelir caracóis e lesmas, além de agregar nutrientes ao solo.

Dê um empurrãozinho em suas plantas

Getty Images

Use café moído usado para agregar nutrientes às plantas que crescem em solos ácidos. Esse tipo de planta costuma ter baixos níveis de nitrogênio, cálcio e magnésio — por essa razão, precisam de um fertilizante que as ajude a conservá-los. O café libera esses nutrientes de forma mais lenta que os fertilizantes artificiais, o que o torna um excelente suplemento para as plantas.

Intensifique a adubação

Getty Images

Suas plantas precisam de adubo? Coloque café na terra para incrementar a população de bactérias e, desse modo, acelerar o processo de decomposição. O mesmo vale se você tiver uma caixa de compostagem para acumular os resíduos orgânicos.

Cultive seus próprios cogumelos

Getty Images

O biólogo espanhol Iñaki Mielgo de Luque criou um sistema que permite cultivar cogumelos em xícaras de café usadas. Elas contêm celulose, lignina, nitrogênio e açúcares que jamais estiveram no copo que você toma todas as manhãs. Desse modo, é possível reutilizar algo que, em outra situação, acabaria sendo jogado no lixo. Genial, não acha?

Tinja papéis e panos naturalmente

Getty Images

O café está repleto de pigmentos naturais que podem ser utilizados no tingimento de papéis, panos e até mesmo fios de cabelo! Aqueça o café velho e encharque nele o que você deseja tingir, deixando repousar durante aproximadamente meia hora.

Nutra o cabelo

Jacob Wackerhausen/iStock/Getty Images

Se você deseja dar mais brilho e suavidade ao cabelo, prepare um ou dois copos de café forte e deixe-o esfriar. Depois de lavar o cabelo, aplique o líquido como o faria com um creme de tratamento, deixando-o agir durante 20 minutos. Enxágue o cabelo e use o creme condicionador de sua preferência. Para obter melhores resultados, repita o procedimento uma vez por semana.

Tenha uma pele perfeita

Getty Images

A textura do café moído é ideal para esfoliações. Se você tiver pele seca, misture uma colher de café moído sem uso com meia colher de azeite de oliva. Por outro lado, se ela for oleosa, misture uma colher de café com um pouco de sabonete cremoso. Aplique a mistura no rosto, massageando-o, e remova o excesso com água morna.

Bronzeie-se naturalmente

shironosov/iStock/Getty Images

Você já sabe que o sol é incrivelmente nocivo à pele, mesmo que o bronzeado a deixe com aparência tão única e saudável. É possível usar métodos mais naturais a fim de conseguir o mesmo efeito, como, por exemplo, passar café moído usado sobre o corpo enquanto toma banho. Isso dará à pele um brilho muito parecido ao solar, mas sem danificá-la.

Reduza a celulite

voraorn/iStock/Getty Images

Pare de gastar rios de dinheiro em cremes que prometem combater a celulite! Em vez disso, use a cafeína, substância capaz de melhorar o metabolismo das gorduras. Misture os resíduos do café moído usado com óleo de coco e esfregue a mistura sobre a pele em movimentos circulares.

Conserve o sal e o açúcar por mais tempo

YelenaYemchuk/iStock/Getty Images

O açúcar e o sal costumam se aglutinar quando ficam muito tempo dentro de um recipiente fechado. Isso se deve à umidade, que pode ser evitada colocando-se alguns grãos de café no interior do recipiente.

Limpe a chaminé

Getty Images

Cinzas são uma das piores inimigas da limpeza doméstica. Por essa razão, quando você precisar limpar uma chaminé (numa casa de campo, talvez), coloque os resíduos do café usado sobre as cinzas e umedeça-as. Isso evitará que o pó e a fuligem produzida pelas cinzas se espalhem por toda a casa.

Dê mais sabor aos alimentos

KateSmirnova/iStock/Getty Images

Transforme sua cozinha em um restaurante gourmet! Experimente acrescentar um copo de café preto ao caldo que está sendo cozido. A carne de cordeiro e de porco ficará com uma cor inigualável, e as carnes vermelhas incorporarão um sabor delicado de café que pouquíssimos conseguirão reconhecer. Além disso, você pode também colocar resíduos de café em bolos e tortas doces.

Mais recentes

×