Como abater patos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Criar seus próprios patos para jantares pode ser recompensador: você sempre sabe de onde vem sua comida e economizará dinheiro a longo prazo. Mas a primeira vez ao abater um pato pode ser assustador se você não cresceu em uma fazenda. Você não só precisa abater o pato, como também tem que limpá-lo e prepará-lo. No entanto, se você montar todas as ferramentas necessárias de antemão, você pode fazer o trabalho de forma rápida e humana.

Passo 1

Afaste os outros animais. Isso poderá assustar outros patos ou aves e pode deixar outros agitados, como os cães. Tenha um ambiente calmo antes de abater o pato.

Passo 2

Pegue-o. Dependendo de onde seus patos vivem, isso pode levar algum tempo. Às vezes, usar uma rede pode ajudar. Quando você pegá-lo, segure-o e o acaricie para acalmá-lo.

Passo 3

Coloque o pato no bloco de corte com o pescoço esticado, com a ajuda de um assistente. Use o machado ou machadinha para fazer um corte rápido e limpo no pescoço do pato. Caso você nunca tenha abatido um pato antes, essa será a forma mais fácil de cortar a cabeça.

Passo 4

Pendure o pato de cabeça para baixo em cima de um balde para sangrá-lo. Isso pode levar mais de uma hora até parar.

Passo 5

Prepare o pato para depenar molhando-o em uma panela de água aquecida de 60 °C a 71 °C. mantendo-o sob a água por não mais de 30 segundos e transfira-o para uma panela de água fria para evitar que cozinhe.

Passo 6

Depene-o, começando pelas penas maiores nas asas e rabo. Tenha jornal ou plástico no chão para prevenir que as penas molhadas voem.

Passo 7

Use um machado ou cutelo para remover as patas e o pescoço do pato.

Passo 8

Vire o pato de forma que o osso do peito fique voltado para cima e use uma faca afiada para fazer uma incisão na parte de baixo do osso até a abertura. Use as mãos para remover os órgãos e os intestinos.

Passo 9

Lave o pato por dentro e por fora com uma mangueira para eliminar terra ou detritos que tenham passado despercebidos. Agora você pode preparar o pato inteiro.

Mais recentes

×