Como matar uma galinha caipira
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
As galinhas são criadas basicamente com duas finalidades: produção de ovos ou carne. Os frangos para consumo são vendidos como frangos de corte e galinhas caipira. As galinhas de corte são jovem, e pesam 1kg ou menos, são abatidas com cinco ou seis semanas de idade. Você saberá com o que uma galinha foi alimentada e evitará os hormônios criando e abatendo suas próprias galinhas caipiras.
Matando a ave
Step 1
Os métodos de abate variam muito. Escolha aquele que mais lhe agrade. Os mais comuns são degolar, cortar o pescoço e deslocamento do pescoço.
Step 2
Segure a galinha por suas pernas e cauda, com as asas entrelaçadas nas costas e com o pescoço plano sobre a tabua de corte. Como suas pernas estão levantadas, seu instinto natural será levantar seu bico para trás e esticar o pescoço. Levante a machadinha calculando um golpe firme e forte para remover o pescoço da galinha em um só golpe.
Step 3
Segure a ave de cabeça para baixo em aberto, enfie uma faca longa e afiada atravessando o céu da boca e crânio, e depois torça a faca. Corte a garganta do frango de ambos os lados para que o animal sangre.
Step 4
Mantenha as pernas da galinha em uma mão e a cabeça na outra. Com um movimento rápido, puxe as pernas traseiras, empurre a cabeça para baixo e torça-a em sua direção. Quando o pescoço for deslocado, você ouvirá um barulho.
Step 5
Segure as pernas da galinha firmemente em todos os métodos, porque elas espernearão por alguns minutos. Solte o pássaro e você vai se encontrar, literalmente, perseguindo uma galinha sem cabeça caso a tenha matado com uma machadinha.
Step 6
Segure ou pendure a galinha de cabeça para baixo dentro de um balde para permitir o sangramento; segurar a ave no balde enquanto ela tremula evita manchas de sangue na roupa. Se o método de deslocamento do pescoço for utilizado, o sangue vai escoar para dentro do gargalo e o balde não será necessário.
Limpeza da ave
Step 1
Mergulhe o frango em uma panela grande de água fervente algumas vezes e, logo em seguida, arranque as penas do corpo. Comece a puxar as penas acima dos pés ou nas pontas da asa e prossiga pelo resto do corpo da galinha.
Step 2
Caso não tenha usado o método de degolamento, corte a cabeça da galinha.Os métodos de perfuração e deslocamento do pescoço deixam a cabeça intacta durante o escaldo.
Step 3
Corte um furo de pouca profundidade a partir do fundo da garganta para a parte superior do esterno (osso peitoral); puxe a pele para fora durante o corte para evitar danificar a moela. As galinhas não têm dentes; no lugar destes, elas têm uma moela (um triturador) localizado dentro do peito da ave, ligado ao esôfago.
Step 4
Aumente a abertura com os dedos, corte a traqueia e puxe a moela para fora.
Step 5
Corte um círculo pequeno e raso ao redor do ânus e abra o buraco para revelar os intestinos, aumente o buraco até que você possa enfiar suas mãos dentro da ave. Retire cuidadosamente o intestino para evitar a sua ruptura. Retire tudo até atingir o osso do peito e descarte tudo em um balde.
Step 6
Corte o gargalo e corte os pés na junção entre os pés e as pernas.
Referências
Dica
- É possível fazer as incisões no pescoço e ao redor do ânus com a galinha deitada de costas ou pendurá-la com uma corda por baixo das pernas ou asas.
- Você pode tentar arrancar as penas imediatamente após o abate, mas escaldar facilita a remoção de penas duras. Quanto mais você esperar para arrancar as penas, mais difícil será puxá-las sem queimaduras.
- Use uma fogo pequeno para queimar os pelos que permaneçam na galinha após a remoção das penas.
Advertência
- Remova os intestinos e os arredores com cuidado. Ainda pode haver fezes dentro da galinha.
Sobre o Autor
A former cake decorator and competitive horticulturist, Amelia Allonsy is most at home in the kitchen or with her hands in the dirt. She received her Bachelor's degree from West Virginia University. Her work has been published in the San Francisco Chronicle and on other websites.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images