Como achatar tampas de garrafas

••• Jeff Farris

As tampas de garrafa aplainadas adicionam um toque de reciclagem em projetos de álbum de recortes, em bijuterias e artesanatos. As tampas tradicionais (que precisam de um abridor) são achatadas mais facilmente que as de rosca. As garrafas de cerveja costumam ter esse tipo de tampa. Remova-as cuidadosamente se for utilizá-las para esse fim.

Passo 1

Jeff Farris

Achatar tampas usadas será um pouco mais trabalhoso do que as tampas caras e abandonadas em lojas de artesanato, mas se o objetivo for economizar, reutilizar e reciclar valerá o esforço. Verifique a lista de ferramentas e materiais necessários.

Passo 2

Jeff Farris

Desamasse levemente a área dentada da tampa com cuidado, usando um alicate de ponta fina. Trabalhe ao redor dela com as pontas do alicate em cada dobra.

Passo 3

Jeff Farris

Remova o plástico de vedação da tampa com um estilete e um alicate de ponta fina. Aqueça-o com um secador de cabelo, caso não solte facilmente ou se você não quiser arranhar a superfície do metal.

Passo 4

Jeff Farris

Coloque a tampa sobre a superfície resistente. O ideal seria um pequeno bloco de joalheiro. Muitos tornos de loja tem uma pequena seção de bigorna. Se estiver começando, também poderá usar uma assadeira ou uma forma de pizza velha virada ao contrário sobre um pedaço de madeira de 60 cm x 1,2 metros.

Passo 5

Jeff Farris

Bata na tampa suavemente com o martelo de borracha, centralizando a batida dentro da borda. Bata de duas a três vezes e vire a tampa um pouco para repetir.

Passo 6

Jeff Farris

Depois de algumas voltas, a tampa da garrafa estará plana. Ao virá-la, será possível ver que a borda lembra pétalas de flores. Ela estará pronta para decorar e virar parte de um projeto artesanal.

Mais recentes

×