Como usar o ácido salicílico e o peróxido de benzoíla
BananaStock/BananaStock/Getty Images
O ácido salicílico e o peróxido de benzoíla são dois dos mais populares tratamentos de acne. O ácido salicílico é um esfoliante químico que trata espinhas, cravos brancos e cravos pretos, através da profunda absorção pelos poros para limpar a sujeira, o óleo e as bactérias. Ele é frequentemente usado em tratamento local para curar lesões da acne ativa. Já o peróxido de benzoíla destrói a bactéria P. acnes que causa as espinhas, então é melhor utilizá-lo como um tratamento preventivo antes do ácido. Juntos, esses dois tratamentos são poderosos aliados na luta contra a acne.
Step 1
Use uma loção de ácido salicílico diariamente para tratar a acne. Todas as manhãs, massageie o produto com a pele úmida e permita que ele seja absorvido pelo poros por cerca de um minuto antes de enxaguar. Se tiver espinhas ativas ou poros obstruídos, este é o melhor tratamento para seu problema de pele.
Step 2
Aplique um hidratante que contenha produtos próprios para pele oleosa em sua composição. O ácido salicílico e peróxido de benzoíla podem ser extremamente ressecantes, portanto hidrate a pele corretamente.
Step 3
Use novamente a loção de ácido salicílico no final da tarde e enxugue bem seu rosto com uma toalha macia.
Step 4
Aplique o peróxido de benzoíla na quantidade do tamanho de uma moeda de 25 centavos por todo o rosto e pescoço, com foco no zona "T" oleosa ou em qualquer outra região propensa a ter espinhas. Espere o produto secar um pouco antes de ir para a cama e deixe-o agir durante a noite.
Step 5
Na manhã seguinte, retire o peróxido de benzoíla com água morna e uma toalha para esfregar os resíduos do produto. Faça o uso da loção de ácido salicílico a partir do primeiro passo e repita todo o processo novamente. Continue esta rotina de tratamento até que o rosto esteja suficientemente livre da acne.
- Seja paciente - pode demorar de duas a três semanas até que sua pele limpe completamente.
- O peróxido de benzoíla pode manchar o cabelo e tecidos, então seja extremamente cauteloso ao usá-lo.
- Em caso de irritação ou vermelhidão ao usar o ácido salicílico e o peróxido de benzoíla, interrompa o uso e consulte o seu dermatologista imediatamente.
- O peróxido de benzoíla deixa a pele mais sensível à luz solar, portanto aplique protetor solar ou cubra-se adequadamente ao sair para evitar os raios nocivos do sol.
- Evite o uso de peróxido de benzoíla durante a gravidez. Consulte o seu dermatologista para conhecer os tratamentos mais adequados para grávidas ou lactantes.
- BananaStock/BananaStock/Getty Images