Água sanitária pode limpar um ralo?
Creatas Images/Creatas/Getty Images
Todos os ralos são propensos a entupimentos ao longo do tempo. Chamar um encanador é caro e nem sempre há necessidade. Encontrar uma maneira fácil de limpar um ralo entupido com produtos de limpeza domésticos é a melhor solução. A água sanitária provavelmente não limpará a maioria desses entupimentos, no entanto, há outros itens de limpeza domésticos, que são soluções não-tóxicas, que podem ajudar a limpar ralos. A água sanitária é ideal para manutenção de canos. Manter um ralo desentupido, através de uma limpeza e manutenção regular, ajudará a reduzir esse problema.
Desobstrução do ralo
A água sanitária não é uma solução recomendada para desentupir um ralo. De acordo com o Public Health and Social Services, misturar bicarbonato de sódio e vinagre é a melhor solução para limpá-los, sendo também uma solução ecologicamente correta. Outros métodos caseiros eficazes envolvem a remoção do filtro e limpar manualmente o ralo, e/ou utilizar um êmbolo com um jato de água quente. Algumas marcas também fabricam um líquido especial para desentupir o ralo, para aquelas obstruções mais difíceis.
Mantenha o ralo limpo
Segundo a empresa Clorox, o ralo da pia do banheiro precisa ser limpo pelo menos uma vez por semana. Utilizar água sanitária para limpar e lavar o ralo ajuda a reduzir a frequência de entupimento. Apenas um copo de água sanitária, seguido por uma descarga de água quente, lava e limpa o dreno deixando-o com um cheiro fresco. Outro método para manter ralos é despejar 350 ml de alvejante líquido nele, durante a noite, antes de ir dormir. O alvejante se assentará nos canos e ajudará a suavizar os detritos, portanto, de manhã, um simples jato manterá o dreno com uma limpa corrente. Faça isso uma vez por mês para que as linhas de drenagem fiquem limpas. Caso você tenha pias de inox, certifique-se de não colocar nenhum alvejante fora do ralo
Precauções de segurança
A água sanitária é uma substância química que, quando misturada com outros produtos químicos, pode ser tóxica ou conter fumos tóxicos. Nunca misture água sanitária com outros produtos de limpeza. Um homem em Fort Worth, Texas, tentou desobstruir um ralo através da mistura de água sanitária com um líquido limpador de tubulações, no entanto, a combinação criou um gás de cloro mortal que levou sete pessoas para o hospital, de acordo com o Environmental Service Center, em Houston, Texas. Nunca misture água sanitária com amônia, pois essa combinação pode resultar em um gás tóxico.
Referências
Sobre o Autor
Caroline Thompson is a professional photojournalist who has been working for print and online publications since 1999. Her work has appeared in the "Sacramento Bee," "People Magazine," "Newsweek" and other publications. She holds a Bachelor of Arts in photojournalism from California State University at Hayward and a personal trainer certification from the university's Health and Fitness Institute.
Créditos Fotográficos
Creatas Images/Creatas/Getty Images