×
Loading ...

Como ajustar a tensão da linha e o comprimento do ponto

Ao mudar entre linhas e tipos de materiais, você poderá encontrar o que precisa para ajustar a tensão da linha e as definições de comprimento do ponto em sua máquina de costura. Embora muitas pessoas se sintam confortáveis com a ​​mudança do comprimento do ponto, elas têm sentimentos de incerteza sobre o seletor de tensão. Porém, tanto a tensão da linha quanto o comprimento do ponto são ajustáveis e podem retornar para suas configurações anteriores se ajustá-los de forma incorreta. Depois de algumas tentativas, você estará confiante com a sua capacidade de ajustar a tensão da linha e o comprimento do ponto para concluir projetos profissionalmente costurados.

Instruções

A tensão devidamente ajustada produzirá pontos uniformes em ambos os lados do tecido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Como ajustar o comprimento do ponto

  1. Encontre o visor em sua máquina de costura que marque o comprimento do ponto. A maioria das máquinas terá um botão numerado que será virado para ajustar o comprimento do ponto ou um visor digital acima de um pequeno teclado, que será utilizado para ajustar o comprimento e o tipo de ponto.

    Loading...
  2. Anote o comprimento atual do ponto com papel e caneta. Caso deseje retornar para as configurações atuais, isso será facilitado por meio da referência à configuração anotada.

  3. Pressione o botão do teclado que se relaciona com o comprimento do ponto. Você verá a mudança de número no visor digital. Se sua máquina tiver um botão de ajuste, gire-o para mudar o comprimento do ponto. Quanto maior for o número, mais compridos serão os pontos e, quanto menor o número, menores serão os pontos.

  4. Teste o comprimento ajustado de seu ponto em um pedaço de retalho. Quando encontrar um comprimento de ponto que sirva em seu tecido, anote o tipo de tecido e o comprimento do ponto. Guarde o papel com a anotação para referência futura.

    Como ajustar a tensão da linha

  1. Encontre o controle seletor de tensão em sua máquina.

  2. Anote a tensão atual de ajuste com papel e caneta. Se quiser reverter para a configuração atual, isso será facilitado por meio da referência à configuração anotada.

  3. Verifique as guias de linha para ter certeza de que não perdeu nenhuma delas após colocar a linha na agulha da máquina.

  4. Vire o seletor de tensão para um número maior, a fim de aumentar a quantidade de pressão sobre a linha. Aumente a tensão quando utilizar uma linha muito fina ou delicada.

  5. Vire o seletor de tensão para um número mais baixo para diminuir a quantidade de pressão sobre a linha. Diminua a tensão quando for utilizar uma linha grossa.

  6. Costure dois pedaços de retalhos juntos utilizando um ponto reto.

  7. Examine os pontos sobre o retalho. Quando a tensão estiver ajustada corretamente, você verá pontos suaves em ambos os lados do tecido. Se vir pequenos nós nos pontos sobre o tecido superior, diminua a tensão e, se vir pequenos nós nos pontos no lado inferior do tecido, aumente a tensão.

  8. Registre a configuração adequada de tensão e o tipo de linha com papel e caneta, quando encontrar uma que sirva corretamente para a linha que você está usando.

Loading...

Dicas

  • Se for incapaz de obter pontos suaves depois de ajustar a tensão com o seletor, será ajustar sua tensão mais baixa. Os ajustes de tensão mais baixa são, normalmente, feitos por um reparador em uma loja de máquinas de costura.
  • Antes de fazer os ajustes de tensão, verifique se sua bobina está carregada corretamente, se sua máquina está limpa e se a agulha não está danificada. Todas essas coisas podem contribuir para a obtenção de pontos impróprios.
  • Os pontos mais longos proporcionam mais esticamento do que pontos mais curtos.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Papel
  • Caneta
  • Linha
  • Tesoura
  • 2 pedaços pequenos de retalhos

Referências

Loading ...
Loading ...