Alimentos que afetam a coagulação do sangue
jfguignard/iStock/Getty Images
Os coágulos sanguíneos são a forma de que o corpo dispõe para curar ferimentos. As plaquetas em seu sangue respondem a lesões, como um corte, agrupando-se para interromper o sangramento. Algumas comidas afetam a capacidade do corpo de formar um coágulo. Elas podem engrossar ou afinar o sangue. Consulte seu médico antes de começar um novo programa de alimentação, principalmente se estiver tentando controlar uma doença relacionada a sangramentos.
Alimentos com vitamina E
Diana Taliun/iStock/Getty Images
Os alimentos ricos em vitamina E e pobres em vitamina K afinarão seu sangue e dificultarão a coagulação. As amêndoas e avelãs são duas boas fontes de vitamina E. Uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo contém 100% do valor diário recomendado desse nutriente. Outros óleos em que se pode encontrar essa vitamina são os de milho, amendoim, gergelim e girassol. Você também pode ingerir o nutriente como um suplemento. Se estiver tomando um anticoagulante, aumentar a ingestão de comidas com vitamina E pode afinar seu sangue excessivamente.
Alimentos com vitamina K
Joel Albrizio/iStock/Getty Images
Os alimentos ricos em vitamina K trabalham para engrossar o sangue. Ela ajuda o sangue a coagular corretamente. Você pode encontrá-la na couve-de-bruxelas, na acelga, no espinafre, na couve-de-folhas, no chá verde, na couve-galega, na salsinha e na mostarda-castanha. O brócolis, a couve-flor, a gema do ovo e a soja também contêm grandes quantidades desse nutriente. Se você estiver tomando um anticoagulante, aumentar o consumo dessas comidas poderá neutralizar os efeitos do medicamento. Discuta sua alimentação com seu médico.
Ervas e temperos
YelenaYemchuk/iStock/Getty Images
A vitamina E não é o único produto que pode afinar seu sangue. As ervas, os temperos e os suplementos também promovem o sangramento. Os produtos que você coloca na comida, como a pimenta, o alho, o gengibre e a cebola, agem como anticoagulantes. O ginseng, chá verde, erva-de-são-joão e casca de salgueiro-branco também são anticoagulantes. A enzima nattokinase é conhecida por ser um anticoagulante especialmente forte. Você precisaria ter uma alta ingestão de ervas e temperos nutricionais para ver a ação anticoagulante, mas tomar esses compostos na forma de suplementos poderia causar um efeito significativo. Se você toma medicamentos, converse com seu médico antes de adicionar ervas ou temperos em sua alimentação, para que seu remédio seja ajustado de acordo com ela.
Álcool e outras bebidas
HandmadePictures/iStock/Getty Images
Certas bebidas afinam o sangue, incluindo suco de cranberry, álcool, chá verde e de camomila. Esse suco ajuda a prevenir o coágulo sanguíneo, aumentando a quantidade de ácido salicílico em seu corpo, de acordo com o site Medline Plus. O chá de camomila, segundo o doutor Ray Sahelian, tem um efeito anticoagulante muito moderado.
Peixes oleosos
pilipphoto/iStock/Getty Images
Os peixes oleosos, como o salmão, a cavala e o atum, contêm uma quantidade considerável de ácidos graxos ômega 3. De acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, esses ácidos graxos podem aumentar o risco de sangramento e, portanto, o consumo deve ser limitado por aqueles que estiverem em um regime para afinar o sangue.
Referências
- Ray Sahelian: Interação do medicamento Coumadin com ervas, vitaminas, enzimas, alimentos, suplementos naturais e dietéticos: riscos e efeitos colaterais [em inglês]
- University of Maryland Medical Center: Ácidos graxos ômega 3 [em inglês]
- CBS News: A vitamina E pode diminuir o risco de coágulo sanguíneo [em inglês]
- Oregon State University Linus Pauling Institute: Centro de informações sobre micronutrientes [em inglês]
- Medline Plus: Cranberry [em inglês]
Sobre o Autor
Chrystal Doucette was health and education reporter for "The Columbia Basin Herald," a staff reporter for the "Snohomish County Tribune" and a contributing writer for the "Everett Business Journal." She owns and operates a retail business full-time since 2010. Baldwin holds a master's degree in communication and a bachelor's degree in journalism.
Créditos Fotográficos
jfguignard/iStock/Getty Images