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Alimentos que afetam a coagulação do sangue

Os coágulos sanguíneos são a forma de que o corpo dispõe para curar ferimentos. As plaquetas em seu sangue respondem a lesões, como um corte, agrupando-se para interromper o sangramento. Algumas comidas afetam a capacidade do corpo de formar um coágulo. Elas podem engrossar ou afinar o sangue. Consulte seu médico antes de começar um novo programa de alimentação, principalmente se estiver tentando controlar uma doença relacionada a sangramentos.

Couve-de-folhas fresca (jfguignard/iStock/Getty Images)

Alimentos com vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E e pobres em vitamina K afinarão seu sangue e dificultarão a coagulação. As amêndoas e avelãs são duas boas fontes de vitamina E. Uma colher de sopa de óleo de gérmen de trigo contém 100% do valor diário recomendado desse nutriente. Outros óleos em que se pode encontrar essa vitamina são os de milho, amendoim, gergelim e girassol. Você também pode ingerir o nutriente como um suplemento. Se estiver tomando um anticoagulante, aumentar a ingestão de comidas com vitamina E pode afinar seu sangue excessivamente.

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Óleo de girassol (Diana Taliun/iStock/Getty Images)

Alimentos com vitamina K

Os alimentos ricos em vitamina K trabalham para engrossar o sangue. Ela ajuda o sangue a coagular corretamente. Você pode encontrá-la na couve-de-bruxelas, na acelga, no espinafre, na couve-de-folhas, no chá verde, na couve-galega, na salsinha e na mostarda-castanha. O brócolis, a couve-flor, a gema do ovo e a soja também contêm grandes quantidades desse nutriente. Se você estiver tomando um anticoagulante, aumentar o consumo dessas comidas poderá neutralizar os efeitos do medicamento. Discuta sua alimentação com seu médico.

Couve-flor fresca (Joel Albrizio/iStock/Getty Images)

Ervas e temperos

A vitamina E não é o único produto que pode afinar seu sangue. As ervas, os temperos e os suplementos também promovem o sangramento. Os produtos que você coloca na comida, como a pimenta, o alho, o gengibre e a cebola, agem como anticoagulantes. O ginseng, chá verde, erva-de-são-joão e casca de salgueiro-branco também são anticoagulantes. A enzima nattokinase é conhecida por ser um anticoagulante especialmente forte. Você precisaria ter uma alta ingestão de ervas e temperos nutricionais para ver a ação anticoagulante, mas tomar esses compostos na forma de suplementos poderia causar um efeito significativo. Se você toma medicamentos, converse com seu médico antes de adicionar ervas ou temperos em sua alimentação, para que seu remédio seja ajustado de acordo com ela.

Pó de pimenta-caiena (YelenaYemchuk/iStock/Getty Images)

Álcool e outras bebidas

Certas bebidas afinam o sangue, incluindo suco de cranberry, álcool, chá verde e de camomila. Esse suco ajuda a prevenir o coágulo sanguíneo, aumentando a quantidade de ácido salicílico em seu corpo, de acordo com o site Medline Plus. O chá de camomila, segundo o doutor Ray Sahelian, tem um efeito anticoagulante muito moderado.

Suco de cranberry (HandmadePictures/iStock/Getty Images)

Peixes oleosos

Os peixes oleosos, como o salmão, a cavala e o atum, contêm uma quantidade considerável de ácidos graxos ômega 3. De acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, esses ácidos graxos podem aumentar o risco de sangramento e, portanto, o consumo deve ser limitado por aqueles que estiverem em um regime para afinar o sangue.

Salmão fresco (pilipphoto/iStock/Getty Images)
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Referências

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