O que comer depois de perder sangue
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Se você tiver uma ferida que o fez perder muito sangue, é claro que, a primeira coisa a se fazer, é procurar um médico imediatamente. Depois do tratamento, é importante fornecer ao seu corpo os nutrientes necessários para produzir novas células sanguíneas. Porém, feridas não são a única maneira de perder sangue. Você pode precisar repor os nutrientes depois de dar à luz, depois de um fluxo menstrual muito intenso ou depois de doar sangue. Ao perder sangue, você perde ferro. Deficiência contínua de ferro pode causar anemia, uma doença causada quando o seu corpo não tem células vermelhas os suficiente. Ingerir alimentos com cálcio, vitaminas B, folato, vitamina C e vitamina K também ajudará seu corpo a reabastecer seu suprimento de sangue.
Frutas e vegetais
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
Ao comer frutas e vegetais, seu corpo será nutrido com vitamina C, folato, vitamina K e vitaminas B-1, B-6 e B-12. A vitamina C ajuda seu corpo a absorver o ferro. O folato e a vitamina B-12 ajuda na formação das células vermelhas do sangue. A vitamina K ajuda na coagulação do sangue, ou na coagulação. As vitaminas B-1 e B-6 ajudam o seu coração e mantêm as células vermelhas do sangue saudáveis. As frutas cítricas como o kiwi, laranja, frutas vermelhas e abacaxi, são fontes de vitamina C. A vitamina B-6 pode ser encontrada na banana e no abacate. Espargos e alface podem aumentar os seus níveis de folato. Legumes de folha verde pode fornecer vitamina C, vitamina K e ácido fólico. As ervilhas são uma fonte de vitamina B-1.
Carnes, aves e peixes
MASH/Digital Vision/Getty Images
As melhores fontes de ferro são as carnes, aves e peixes. O seu corpo não absorve ferro das plantas tão eficazmente quanto o ferro de fontes animais. De acordo com especialistas, se você for vegetariano, você precisará consumir duas vezes mais de ferro por dia do que um não-vegetariano. Em seu livro, "Nutrition and Diagnosis-Related Care", Sylvia Escott-Stump afirma que vegetais verde-escuros, tofu, melaço e nozes podem ser fontes de ferro para os vegetarianos. A autora é a diretora do programa dietético no Departamento de Ciência da Nutrição da Universidade de East Carolina. Carnes magras e de aves também fornecem vitaminas B-1, B-6 e B-12. A vitamina K pode ser encontrada em bifes, peixes e fígado.
Feijão, nozes e grãos
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images
Veganos e vegetarianos podem repor o ferro, o folato e a vitamina B comendo feijões, lentilhas, nozes e grãos. Alimentos como o grão de bico, amendoim e gérmen de trigo também estão cheios de nutrientes para a reposição do sangue. Alguns cereais e pães são fortificados ou enriquecidos com ferro. Leia a informação nutricional no rótulo para confirmar.
Laticínios
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Os produtos lácteos, incluindo leite e iogurte, assim como o leite de soja e ovos, fornecem vitaminas B-1 e B-12. Se você for vegano ou vegetariano, esteja ciente de que o consumo de produtos lácteos pode afetar suas taxas de absorção do ferro não-heme, ferro não derivado de fontes animais. É especialmente importante que você aumente a sua ingestão de vitamina C para ajudar na absorção de ferro.
Preocupações
Visage/Stockbyte/Getty Images
Dependendo de seus níveis de ferro, o seu médico pode prescrever um suplemento desse elemento. Se isso acontecer, tome-o conforme a prescrição médica e renove a sua receita, se necessário. Faça consultas regulares com o seu médico para que ele marque os seus níveis de ferro e de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína nas células vermelhas do sangue. Sua hemoglobina pode ficar muito baixa depois de sofrer perda de sangue. O ferro pode se acumular dentro do seu corpo, por isso é importante monitorar os seus níveis de ferro. Beba muito líquido e tente evitar exercícios pesados enquanto você estiver repondo o seu suprimento de sangue. Deite-se e eleve os pés, se você sentir tontura ou vertigem. Tente não se sentar ou ficar de repente.
Referências
- National Institutes of Health: Fatos sobre o ferro [em inglês]
- "Nutrition and Diagnosis-Related Care"; Sylvia Escott-Stump; 2008 [em inglês]
Sobre o Autor
Sydney Hornby specializes in metabolic disease and reproductive endocrinology. He is a graduate of Claremont McKenna College and Drexel University College of Medicine in Philadelphia, where he earned his M.D., and has worked for several years in academic medical research. Writing for publication since 1995, Hornby has had articles featured in "Medical Care," "Preventive Medicine" and "Medical Decision Making."
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images