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Que alimentos podem estimular a produção do leite materno

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Introdução

O leite materno é a mais importante fonte de nutrição de uma criança recém-nascida em seus primeiros meses, até começarem a digerir alimentos sólidos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o bebê em seus primeiros anos de vida deve se alimentar exclusivamente de leite materno. Depois disso, a dieta pode ser complementada com outros tipos de alimentos, como frutas, papas e vegetais. No entanto, algumas mulheres podem produzir pouco leite. Trata-se de uma situação natural sobretudo nos primeiros dias do aleitamento, quando a mamãe ainda está se adaptando ao novo processo. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a estimular a produção do leite materno para manter seu bebê saudável.

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Salmão

Encabeçando a lista de alimentos fundamentais para estimular a produção de leite materno está o salmão, um peixe nutritivo e saboroso que deve estar incluído na dieta da nova mamãe. Os principais benefícios dele para a saúde são explicados pela alta concentração de proteínas e de ômega-3. Esta é uma substância antioxidante que ajuda a prevenir doenças, aumenta a quantidade do colesterol bom em nosso corpo e faz com que nosso sistema cardiovascular funcione melhor. Isso sem contar na concentração de vitaminas B3, B6 e B12. Durante a gravidez, o ômega-3 ajuda a desenvolver o sistema nervoso do bebê e também está presente no leite materno. Com mais ômega-3 no organismo feminino, a produção do leite materno é estimulada.

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Iogurte

Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Esse alimento nada mais é do que um leite fermentado que pode ser misturado com polpas de frutas e aromatizantes diversos. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição. Isso sem contar nas boas porções de vitaminas B e D e proteínas. Tente consumir de dois a três potes de iogurte por dia para manter o aleitamento saudável para o bebê.

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Legumes

Boa fonte de proteína não animal, os legumes diversos são fundamentais para estimular a produção de leite materno. Uma dieta balanceada em legumes ajuda a produzir vitaminas fundamentais para a vida saudável do bebê. Entre os principais legumes, está o tomate, um fruto rico em nutrientes e vitaminas. A vitamina A, também muito presente na cenoura, contribui para a melhora da imunidade em nosso organismo. Já a vitamina C, também concentrada em vegetais, como o brócolis e a couve-flor, estimula a absorção do ferro em nosso organismo, mantendo as células ao mesmo tempo firmes e unidas.

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Arroz integral

Uma alternativa para manter seus níveis de energia altos durante o aleitamento materno é a ingestão constante de arroz integral. Rico em fibras, o arroz marrom fornece os carboidratos necessários para aumentar a produção de leite e dar mais energia para o bebê. Outros benefícios do arroz integral é o controle do diabetes, melhor funcionamento do sistema digestivo e redução da gordura abdominal, uma preocupação constante das novas mamães. Tudo isso só é possível graças ao alto teor de fibras, minerais e complexo de vitaminas B do arroz integral.

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Ovos

Ovos são um dos alimentos mais nutritivos que existem graças à combinação de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais presentes neles. As proteínas presentes no ovo ajudam a incrementar a produção de leite materno, assim como os complexos vitamínicos. Entre elas, estão as vitaminas A, E e K, fundamentais para a prevenção de doenças. Além da boa concentração de vitamina D, responsável, entre outras coisas, pelo fortalecimento dos ossos. Opte por ovos cozidos ou mexidos, de preferência feitos sem óleo. Se quiser, adicione uma colher (chá) de azeite de oliva, que aumenta o chamado colesterol bom.

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Folhas verdes

Uma dieta rica em folhas verdes faz com que o leite materno ganhe preciosas vitaminas para o bebê. A couve, por exemplo, é rica em vitaminas A, C e K, sem contar nos agentes antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Os quatro tipos de folhas verdes disponíveis em qualquer época do ano são alface, agrião, brócolis e couve. Outro alimento importante nessa categoria é o espinafre, que possui altas concentrações de ferro e cálcio, além de ser responsável pela constituição de nossos músculos.

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Carne magra

A carne magra do boi é responsável por fornecer proteínas, energia e, principalmente, ferro. A carne vermelha, quando consumida sem exagero, é importante para a manutenção de nosso organismo graças à grande concentração do ferro. Esse nutriente é fundamental para aumentar a quantidade de hemoglobinas (pigmentos vermelhos do sangue) em nosso corpo. Elas são as responsáveis por transportar o oxigênio por todas as células do organismo. Durante o período de aleitamento, especialmente nos primeiros meses após o parto, os níveis de hemoglobina da mulher ficam naturalmente baixos. Esse quadro pode ser minimizado com o consumo de carne magra.

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Cereais integrais

Especialmente durante o período de amamentação, vale a pena investir no consumo de cereais integrais. Trata-se de uma fonte de energia constante que de quebra contribui para manter o peso, evitar o excesso de colesterol e prevenir doenças, como câncer e diabetes. Para o bebê, os cereais são boas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais, como magnésio, zinco e fósforo, que atuam no sistema imunológico, na prevenção de doenças e no fortalecimento do esqueleto. Os cereais podem ser consumidos durante todo o dia e podem ser encontrados sob a forma de aveia, trigo e centeio.

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Laranja

A laranja é um dos alimentos mais ricos em vitamina C. Para efeito de comparação, uma laranja já fornece 100% da vitamina C necessária em nosso organismo por dia. Além disso, essa fruta apresenta nutrientes como cálcio, ferro e potássio, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A abundância de vitaminas faz com que a produção de leite materno seja estimulada consideravelmente. A laranja atua na prevenção de infecções diversas e faz com que a pele, os dentes e os ossos do bebê se desenvolvam de forma saudável.

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Água

Durante o período de aleitamento materno, é comum que a mulher sofra de falta de energia e desidratação. Isso porque os hormônios que produzem o leite materno provocam perda de líquido. Por isso, é importante consumir muita água. O aconselhável para mulheres em fase de aleitamento é cerca de dois e meio a três litros por dia. Uma dica é tomar um copo de água na hora de amamentar. O consumo de outros líquidos, como café e álcool, são desaconselháveis durante esse período, pois as substâncias contidas nessas bebidas passam para o leite. No entanto, é possível tomar uma xícara de café por dia sem causar problemas para a criança.