×
Loading ...

Como fazer os alunos pararem de conversar na aula

Se você é um professor, provavelmente tem alunos que gostam de conversar, especialmente quando não deveriam. Você provavelmente também sabe que simplesmente pedir-lhes para não conversar não funciona. Existem maneiras simples de mostrar aos alunos quando é aceitável interagir com os colegas de classe. Usar técnicas diversas ajudará os alunos da sua sala a se acalmarem.

Parar a conversas em aula pode ser uma tarefa difícil (student image by Ivanna Buldakova from Fotolia.com)

Comunicando-se com os alunos

Na sala de aula, independentemente da idade dos alunos, você precisa explicar as suas expectativas sobre os momentos de conversa. É importante permitir que os estudantes ajudem a decidir as regras para que eles aceitem-nas melhor. Alguns exemplos de regras estabelecidas podem ser: levantar a mão antes de falar, não interromper alguém que está falando e não falar durante provas. Outra regra pode ser que a conversa em tom bem baixo e calma é permitida para os alunos que terminaram suas tarefas.

Loading...

Sinal previamente combinado

O professor pode ter um sinal previamente combinado para pedir que a classe pare de conversar. Uma técnica que vai chamar a atenção da turma de forma rápida é dizer que, quando o professor levanta a mão e, em seguida, bate duas palmas lentas e três palmas rápidas, eles devem parar de falar. Os alunos aprendem rapidamente a respeitar o sinal e o professor terá uma turma silenciosa como resultado. Outra técnica simples para o professor é dizer aos alunos que, quando "a mão sobe, a boca fecha". Se você está tendo problemas com um aluno específico, pode conversar com ele em particular e explicar suas expectativas. O professor e o estudante podem decidir juntos um sinal simples a ser usado em sala de aula para que ele saiba que precisa parar de falar.

Técnicas para ensino fundamental

Estudantes do ensino fundamental estão entrando na puberdade e enfrentando problemas sociais e de desenvolvimento. Um dos aspectos sociais desta faixa etária é o fato de que eles gostam de conversar. Além de ter regras estabelecidas para conversas em aula, o professor de turmas dessa faixa etária pode fornecer formas aceitáveis de interação em sala de aula. Um método é permitir que os alunos se desloquem na sala, bem como permitir que trabalhem em pequenos grupos. Outra forma é deixá-los expressarem opiniões individuais na aula, observando as regras.

Objeto da coversa

Às vezes, os alunos simplesmente não sabem controlar sua fala: por isso, precisam de um lembrete físico. Uma técnica interessante chamada de "objeto da conversa" pode ser usada em sala de aula. O objeto pode ser um pequeno item que o professor escolhe. Se uma criança deseja falar em sala de aula, ela deve estar segurando o "objeto da conversa" antes de começar a falar. Esta é uma maneira divertida de o aluno aprender que precisa esperar sua vez de falar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...