Como fazer um amigo ir embora de sua casa educadamente

••• Comstock/Comstock/Getty Images

De vez em quando, os amigos acabam ficando mais tempo quando você dá uma festa ou simplesmente aparecem durante o dia sem avisar. Se deseja manter a amizade — mas precisa desesperadamente terminar a visita — usar sinais sutis e educados geralmente mostram aos amigos que a festa acabou. Algumas vezes, honestidade bruta se faz necessária para transmitir a mensagem, mas, se a amizade for verdadeira, isso será aceito com bom humor.

Passo 1

Escreva a hora que a festa vai acabar quando for enviar convites, seja para a comemoração do Ano Novo ou para um simples jantar. A maioria dos convidados respeita isso e vai embora no horário apropriado. Se você tiver uns retardatários que não percebem que os outros já começaram a sair, pergunte a eles se têm como voltar para casa ou se ofereça para levá-los — especialmente se consumiram bebidas alcoólicas.

Passo 2

Comece a limpar o que sobrou da noite. Recolha copos, louças, tranque a porta dos fundos, tire a decoração ou qualquer outra indicação de que está na hora de dormir.

Passo 3

Implore por perdão dizendo coisas como, "Me perdoe, eu realmente odeio ter que te pedir para sair, mas eu realmente preciso ir a uma consulta médica", ou alguma outra declaração com esse mesmo efeito. Isso é eficaz se a pessoa passou sem avisar durante o dia e você tiver uma agenda agitada para cumprir. Convide-os para visitá-lo, se o faz se sentir melhor, e se é apropriado para eles irem com você.

Passo 4

Pergunte a seu amigo qual é o cronograma para o dia seguinte ou que horas ele precisa estar no trabalho. Com sorte, isso fará com que ele olhe para o relógio ou para o celular e diga, "Nossa, está ficando tarde, eu preciso ir".

Passo 5

Finja um bocejo e pisque os olhos algumas vezes. Se ele fingir que não percebeu, faça de novo depois de alguns minutos e diga em voz alta, "Desculpa, eu estou com tanto sono". Muitos vão pegar a dica e dizer algo como, "Claro, eu acho que eu preciso ir agora". Levante-se e, rapidamente, diga: "Eu te levo até a porta" ou "Vou pegar seu casaco". Não diga, "Não, não precisa se apressar". A pessoa pode levar ao pé da letra e você vai se arrepender algumas horas depois quando ela ainda estiver falando sem parar.

Passo 6

Diga a verdade. Quando você realmente precisar terminar a festa, simplesmente diga, "Me desculpe, eu odeio apressá-los, mas eu preciso de uma boa noite de sono. Eu tenho uma reunião de negócios pela manhã e tenho que estar bem disposto". Levante imediatamente e pegue o casaco da pessoa ou diga que vai levá-la até a porta.

Mais recentes

×