×
Loading ...

Como aprender atividades que ensinam crianças a pensar

Apesar das crianças serem naturalmente curiosas, elas precisam direcionar essa qualidade para aprenderem melhor. Como responsável, enquanto você ensina a criança a pensar, você está afastando habilidades de solução de problemas críticos que as ajudarão a não apenas superarem-se no campo acadêmico, mas a todos aspectos da vida. Para acordar esse espírito, você precisa aprender atividades que encorajam o pensamento. Ao compreender e praticar esses processos de pensamento crítico, você poderá criar atividades que ajudarão a passar essas habilidades para o seu filho.

Instruções

Ajudar a criança a desenvolver o pensamento crítico é uma responsabilidade crucial (child relaxing image by Katrina Miller from Fotolia.com)
  1. Use atividades diárias para colocar questões que façam a criança pensar. Perguntas são importantes para estimular o processo de pensamento. Leia livros de estória com o seu filho, parando para questionar assuntos como "O que você entende dessa palavra?", "Como isso te faz sentir", "Por que você acha que a menina fez isso?", "Qual era a coisa certa a se fazer?", "O que ela poderia ter feito ao invés disso" e "O que você acha que vai acontecer?".

    Loading...
  2. Ajuda a criança a aprender habilidades racionais em cada atividade diária. Por exemplo, se ela se recusa a ir para a cama em um tempo específico, ajude-a a pensar a importância disso por meio de perguntas como "O que acontece quando". Encoraje seu filho a sugerir alternativas e discuta se elas irão funcionar ou não.

  3. Discuta as habilidades e os interesses do seu filho com o professor dele. Receba dicas de atividades que o ajudarão a pensar criativamente e criticamente. Faça com que a criança aproveite da atividade de classe para afiar as atividades dela em artes, artesanato, música ou esporte. Encoraje-a a tentar diferentes modos de expressar sua criatividade. Por exemplo, se seu filho está aprendendo piano, faça com que ele descreva o que escuta quando toca uma música em particular ou qual música faz ele pensar.

  4. .

  5. Baixe estimulantes mentais grátis, quebra-cabeças lógicos, atividades de ordenar e classificar e exercícios que estimulem a criatividade por sites, como o Teachnology.

  6. Acesse sites como o Brainy-Child, para aprender maneiras de ajudar a criança a raciocinar. Adapte as ideias para a sua situação. Se quiser que seu filho pense e debata ideias, procure por oportunidades que incentivarão tal conversa. Por exemplo, se a criança possuir o hábito de intensificar seus sentimentos quando estiver brava, diga algo como "O que você está dizendo soa assim para mim... É isso que você está sentindo?". Isso irá começar uma discussão para encorajá-la a pensar.

Loading...

Dicas

  • Fontes como Foundation for Critical Thinking podem ajudar a direcionar seus esforços. Navegue nas livrarias online gratuitas, cheias de artículos sobre o pensamento crítico. Livros, guias e manuais para professores também estão disponíveis na biblioteca virtual.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...