Como falar de depressão com seu chefe

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Conversar sobre depressão com quem quer que seja é um desafio, sobretudo no local de trabalho. Ao se decidir a falar com seu chefe sobre sua saúde mental, ainda restará o problema de como fazê-lo. Há uma tendência entre os que não sofrem de depressão de achar que "é tudo coisa da sua cabeça". Todavia, se a conversa for conduzida da maneira correta, seu chefe pode se tornar um aliado na luta contra a depressão.
Step 1
Reúna fatos. Fale com o setor de recursos humanos sobre as políticas de bem-estar de funcionários adotadas por sua empresa. Saiba onde está pisando antes de se aproximar de seu chefe.
Step 2
Escolha o momento certo. Marque uma reunião para falar com seu chefe sobre depressão. Não entre em detalhes. Apenas mencione que existe uma questão de saúde sobre a qual você gostaria de conversar.
Step 3
Prepare-se para a conversa. Faça uma lista com suas qualidades e habilidades. Tenha bons livros sobre depressão para emprestar a seu chefe. Se outras pessoas em seu ambiente de trabalho também tiverem depressão, pergunte se elas discutiram o assunto com o chefe em algum momento.
Step 4
Discuta experiências ao invés de rótulos. Lembre-se que expressões associadas a doenças mentais carregam um certo peso. Tente não usar termos que possam acionar sinais vermelhos. Mantenha o foco em suas vivências e nos seus sintomas.
Step 5
Seja profissional. Não entre em detalhes pessoais, eles não são pertinentes. Explique a seu chefe de que forma a depressão está afetando sua performance no trabalho. Esclareça que você não está buscando um tratamento diferenciado, e sim tentando lidar de maneira proativa com uma doença.
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Referências
Sobre o Autor
Nicholas Pell began writing professionally in 1995. His features on arts, culture, personal finance and technology have appeared in publications such as "LA Weekly," Salon and Business Insider. Pell holds a Bachelor of Arts in English from the University of Massachusetts at Amherst.
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