Armário do banheiro em dia: o que pode e o que não pode permanecer nele
Getty Images
Pode ser difícil de se desfazer de alguns produtos do armário do banheiro, principalmente se forem caros. Quando realmente estão velhos? Quando tiver dúvidas, jogue fora qualquer um que não foi usado por um ano, aconselha a dermatologista Alicia Zalka: "Tanto por estar envelhecido quanto, e mais importante, porque se você não o usou durante um ano, ele não é tão importante". Leia as dicas para cada tipo de produto.
Overview
Pasta e escova de dentes
Getty Images
O creme dental tem validade de dois a três anos. "Apesar de não ser perigoso usar pasta de dentes vencida, ela pode perder a qualidade", explica o Dr. Irwin Smigel, doutor em cosmética e fundador da empresa Supersmile. "O flúor começa a se dissipar, a pasta fica vaporosa e poderá não fazer espuma na boca". Troque as escovas a cada três meses ou imediatamente após qualquer enfermidade.
Rímel e sombra
Getty Images
Muitas sombras em pó duram três anos, enquanto as cremosas não devem ser usadas por mais de 18 meses. "O rímel nunca deve ser usado por mais de três meses, e os que estiverem secos e escamosos realmente venceram", explica Karen Asquith, diretora de educação na G.M. Collin Skincare.
Batom
Getty Images
O batom costuma abrigar bactérias, já que é aplicado na boca. Por esse motivo, troque o batom pelo menos uma vez por ano. Cortar a ponta de vez em quando, principalmente se você esteve doente ou se outra pessoa o tiver usado, poderá prolongar a validade, indica Alicia, fundadora da Surface Deep.
Delineador labial e de olhos
Getty Images
Como o batom, elimine os delineadores aplicados à boca e aos olhos após um ano. No entanto, Alicia comenta que "os lápis podem durar mais se forem apontados regularmente". Ela recomenda a limpeza semanal do apontador com álcool.
Base e corretivo
Getty Images
As bases e os corretivos normalmente têm validade de dois anos. "Muitos desses produtos emitem um odor — muito parecido com óleo rançoso — e também podem produzir um filme seco em volta ou começar a separar as cores", explica Karen sobre os produtos vencidos. Ela ainda acrescenta que "produtos de qualidade têm seus vencimentos impressos na embalagem".
Medicamentos prescritos ou de venda livre
Getty Images
Todos os medicamentos prescritos ou de venda livre têm o prazo de validade impresso na embalagem. Essa é a data determinada pelo fabricante que garante a eficácia e segurança da droga. De acordo com a Universidade de Harvard, essa data não indica necessariamente uma eficácia ou segurança do medicamento e as autoridades médicas indicam que muitas drogas vencidas continuam seguras para o uso. Entre em contato com um médico para conversar sobre os medicamentos antes de eliminá-los após a data de vencimento.
Hidratante e protetor solar
Getty Images
Normalmente, os hidratantes e protetores solares duram um ano depois de abertos e até três anos antes de serem abertos. "Em média, um frasco de protetor solar de 100 ml costuma durar um ano", observa Alicia. "Se não usá-lo totalmente em um ano, significa que você não está utilizando a quantidade certa, a frequência necessária ou não é de sair muito".
Esmalte
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Muitos esmaltes não têm as datas de vencimentos impressas, mas como o rímel, é possível dizer a hora de jogá-los fora. Ao vencer, ficam espessos e não passam uniformemente nas unhas. Em alguns caos, pode-se corrigir um esmalte grosso com um pouco de acetona, mas é uma solução temporária.
Produtos para os cabelos
Getty Images
Consulte sempre a data de validade dos produtos para os cabelos ao arrumar os armários. Se algum deles não indicar a data, normalmente é possível utilizar esse tipo de produto por três anos. Isto inclui xampus, condicionadores, géis, musses e sprays.
Produtos para limpeza de pele
Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Normalmente, os produtos para limpeza de pele podem ser usados de seis a 12 meses depois de abertos, dependendo de cada um. Enquanto ainda fechados, eles podem durar dois ou três anos a partir da data de fabricação.
Produtos antienvelhecimento de pele
Getty Images
Muitos produtos antienvelhecimento de qualidade têm a data de vencimento impressa na embalagem, por isso respeite essa data. Se não for possível achá-la, normalmente eles duram 12 meses depois de abertos e três anos a partir da data de fabricação, informa Karen.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Wendy Rose Gould is a professional journalist who has contributed to "Glamour" magazine and the Huffington Post, among other publications. After internships at the "Indianapolis Business Journal," "Kiwanis International" and "NUVO Newsweekly," she earned BA degrees in journalism and philosophy from Franklin College in 2008. Gould specializes in lifestyle topics.
Créditos Fotográficos
Getty Images