O ascorbato de sódio e a oxidação

O escorbato de sódio é outra forma de vitamina C

vitamin c image by fotohansi from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

O ascorbato de sódio é um sal mineral de ácido ascórbico, um composto orgânico mais conhecido como vitamina C. Alguns defensores afirmam que ele é uma forma mais biodisponível, o que significa que mais da vitamina torna-se disponível na corrente sanguínea. Como outras formas de vitamina C, o ascorbato de sódio é um antioxidante.

Tipos

Como outros ascorbatos minerais, o ascorbato de sódio é um pouco menos ácido do que o ácido ascórbico simples. Ele pode, então, ser benéfico para pessoas que sofrem de distúrbios gastrointestinais causados pela forma simples, embora a evidência para apoiar essa afirmação seja limitada.

Função

O ascorbato de sódio é uma boa fonte de ácido ascórbico (vitamina C), que é essencial no corpo para a síntese de colágeno (uma importante proteína estrutural) e noradrenalina, um neurotransmissor essencial para o funcionamento apropriado do cérebro. A deficiência grave de vitamina C pode resultar em uma doença chamada escorbuto.

Benefícios

A vitamina C atua como um antioxidante: por ser facilmente oxidada, ela pode proteger outras moléculas como o DNA ou RNA da oxidação por radicais livres e espécies de oxigênio reativo. Os benefícios de ascorbato de sódio nesse sentido são as mesmas que as de qualquer outra forma de vitamina C.

Considerações

Embora acredita-se que o ascorbato de sódio possa ser mais biodisponível do que outras formas, há pouca evidência no momento para sugerir que ele ofereça mais benefícios do que o ácido ascórbico puro. Atualmente, não existe nenhuma razão para acreditar que qualquer forma de vitamina C seja melhor do que a outra.

Aviso

Normalmente, 1 g de ascorbato de sódio contém 111 mg de sódio, então, níveis altos de consumo de ascorbato de sódio podem aumentar significativamente a quantidade de sódio na sua dieta. Como sempre, se estiver em dúvida sobre se o suplemento é ideal para você, é melhor consultar seu médico.

eHow Brasil
×