×
Loading ...

Como assar alimentos envoltos com argila

Muitas culturas primitivas cozinhavam seus alimentos na argila que compõe os solos. Envolver os alimentos em argila antes de enterrá-los em brasas, enclausura o calor e a umidade e evita que eles queimem. A técnica é boa para acampamentos, pois é possível organizar a refeição, colocá-la nas brasas e esquecê-la enquanto pesca ou faz uma caminhada. Quase qualquer tipo de alimento pode ser cozido em argila, desde carnes e legumes até ovos.

Instruções

Aprenda a cozer alimentos em argilas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque lenha no chão (em um círculo de pedras para evitar que o fogo se disperse) e faça uma fogueira. Deixe a lenha queimar até se transformar em brasas.

    Loading...
  2. Tempere os alimentos e envolva-os com o papel alumínio.

  3. Usando a pá, cave até alcançar o subsolo de argila. Ao contrário do solo da superfície, a argila é espessa e pegajosa, mantendo a sua forma facilmente. Retire argila suficiente para cobrir o papel alumínio com uma camada de 2,5 cm. Se necessário, adicione água à argila para criar uma consistência mais lameada.

  4. Enterre os alimentos cobertos de argila a ao menos 2,5 cm de profundidade, assim que as brasas estiverem prontas. A comida estará pronta quando a argila endurecer e rachar, o que deve demorar entre 30 minutos e uma hora.

  5. Retire os alimentos das brasas, remova a argila e abra cuidadosamente o papel alumínio. Fique atento, pois a comida estará muito quente.

Loading...

Dicas

  • É possível cozinhar um ovo na casca através desse método em cerca de 30 minutos. Faça um pequeno furo na porção maior da casca antes de envolvê-la em papel alumínio, de forma a aliviar a pressão durante o cozimento.

Aviso

  • Não use areias ou solos argiloso (com silte e outros agregados). Apenas a argila verdadeira funcionará nesse método de cozimento.

O que você precisa

  • Lenha
  • Alimentos (pequenos pedaços de carnes e legumes)
  • Sal
  • Temperos
  • Papel alumínio
  • Fósforos

Referências

Loading ...
Loading ...