Como assar alimentos envoltos com argila

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muitas culturas primitivas cozinhavam seus alimentos na argila que compõe os solos. Envolver os alimentos em argila antes de enterrá-los em brasas, enclausura o calor e a umidade e evita que eles queimem. A técnica é boa para acampamentos, pois é possível organizar a refeição, colocá-la nas brasas e esquecê-la enquanto pesca ou faz uma caminhada. Quase qualquer tipo de alimento pode ser cozido em argila, desde carnes e legumes até ovos.

Passo 1

Coloque lenha no chão (em um círculo de pedras para evitar que o fogo se disperse) e faça uma fogueira. Deixe a lenha queimar até se transformar em brasas.

Passo 2

Tempere os alimentos e envolva-os com o papel alumínio.

Passo 3

Usando a pá, cave até alcançar o subsolo de argila. Ao contrário do solo da superfície, a argila é espessa e pegajosa, mantendo a sua forma facilmente. Retire argila suficiente para cobrir o papel alumínio com uma camada de 2,5 cm. Se necessário, adicione água à argila para criar uma consistência mais lameada.

Passo 4

Enterre os alimentos cobertos de argila a ao menos 2,5 cm de profundidade, assim que as brasas estiverem prontas. A comida estará pronta quando a argila endurecer e rachar, o que deve demorar entre 30 minutos e uma hora.

Passo 5

Retire os alimentos das brasas, remova a argila e abra cuidadosamente o papel alumínio. Fique atento, pois a comida estará muito quente.

Mais recentes

×