Batatas vermelhas ou batatas russet

••• russet, red and white potatoes spilling out of a basket onto cut image by David Smith from Fotolia.com

As batatas são tubérculos muito populares nos Estados Unidos. Na verdade, o americano come em média 57 kg de batata por ano. A batata russet tem sido a escolhida devido à sua versatilidade. Nos últimos anos, no entanto, a batata vermelha rapidamente cresceu na popularidade devido a sua boa aparência e sabor.

Aparência

A batata russet é marrom por fora e com a polpa branca por dentro, enquanto a batata vermelha tem casca vermelha e polpa branca. As vermelhas são colhidas mais jovens do que as russets, resultando em uma batata menor e mais aredondada. A casca da batata russet é mais grossa do que a da batata vermelha.

Nutrição

Segundo um site sobre saúde, estima-se que há154 calorias em uma batata vermelha contra 168 calorias em uma batata russet. Esta diferença de calorias, no entanto, pode estar relacionada com o tamanho maior da russet.

De acordo com a pesquisa do geneticista Charles Brown, os poderes antioxidantes das batatas coloridas, agora no mercado, ainda não foram medidos. Por esta razão, é impossível saber se a batata vermelha tem mais valor nutritivo do que a batata russet.

Culinária

potato image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

As batatas russet têm mais amido do que as batatas vermelhas. Isso as torna mais versáteis do que a vermelha. O teor baixo de amido da batata vermelha torna-a mais encaroçada quando usada como purê de batatas. As batatas vermelhas não se desmancham quando cozidas.

A casca mais espessa da russet poderá ser descascada para alguns pratos, como o purê de batatas. A casca mais fina da batata vermelha lhe permite ser preparada sem descascar e em alguns casos realça o sabor.

Cultivo

red potatoes image by Karin Lau from Fotolia.com

As batatas russet e as batatas vermelhas crescem da mesma maneira. Nenhuma requer mais cuidados do que a outra. Ambas podem ser cultivadas em climas temperados, cuja temperatura média não exceda 20 °C. As batatas vermelhas são colhidas frequentemente novas, quando as plantas estão florescendo, em vez de esperar até que as plantas morram para poder colher.

Seleção

Use o mesmo procedimento ao comprar batatas vermelhas e russet. Escolha a batata que estiver pesada e firme. Verifique se não há manchas ou pontos escuros.

Custo e disponibilidade

As batatas russet são geralmente mais caras do que as vermelhas. Embora as batatas vermelhas sejam mais populares, algumas variedade poderão não estar disponíveis em pequenas mercearias.

Mais recentes

×