As diferenças entre sementes de chia pretas e brancas
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
As sementes de chia, mais conhecidas nos Estados Unidos como aquelas presentes nos "Chia Pets", crescem e se tornam uma folhagem verde. A chia é, na verdade, uma parente distante da menta, cresce naturalmente no México e arredores e vem ganhando popularidade como alimento por sua alta concentração de ômega 3. Duas variedades dessa semente -- branca e preta -- estão disponíveis. Conheça as diferenças para poder optar pela semente ideal para suas necessidades nutricionais.
Sementes de chia pretas e brancas
As sementes de chia vêm da planta Sálvia hispânica ("planta da chia", popularmente). As sementes brancas são colhidas de plantas com flores brancas, enquanto as sementes pretas são colhidas de plantas com flores roxas. As sementes pretas não são realmente pretas, sua coloração varia de marrom a cinza, enquanto as sementes brancas apresentam um tom de cinza a amarelo.
Diferenças
A cor pode ser a única diferença real e perceptível entre as duas sementes. Coloquialmente, algumas pessoas acreditam que o valor nutricional varia um pouco entre os dois tipos -- e isso realmente acontece, ainda que pouco, quando comparadas lado a lado; mas pesquisas acadêmicas demonstraram que essas diferenças nutricionais estão muito mais relacionadas às regiões em que elas são cultivadas do que à cor propriamente dita.
Similaridades
Sementes de chia não possuem um sabor próprio, então não há diferenças de palatabilidade entre as duas. O tamanho e a textura também são indistinguíveis. As sementes de chia, além de serem consumidas cruas, são, algumas vezes, trituradas em farinhas para panificação, sendo utilizadas na confecção de pães e outros artigos, ou imersas em líquidos até que se tornem gelatinosas para serem ingeridas com outras bebidas ou inseridas em mingaus e pudins. Sementes pretas e brancas podem ser usadas indistintamente para qualquer uma dessas finalidades com pouca ou nenhuma diferença, exceto a coloração.
Outras considerações
Como visto, tende a haver uma diferença leve entre os conteúdos nutricionais das sementes preta e branca (apesar da coloração não ser a causa dessa diferença), portanto, se quiser obter o melhor conteúdo nutricional a partir da chia, não se preocupe. A maior parte dos vendedores dessas sementes oferecem misturas das duas variedades, cobrindo todas as bases nutricionais.
Referências
Sobre o Autor
Eoghan McCloskey is a technical support representative and part-time musician who holds Bachelor of Arts degrees in English and political science from Texas State University. While at Texas State, McCloskey worked as a writing tutor at the Texas State Writing Center, proofreading and editing everything from freshman book reports to graduate theses.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images