×
Loading ...

Boas perguntas para um estudante fazer a um radiologista

Um estudante que esteja iniciando medicina poderá descobrir muitas informações úteis através de uma entrevista com um radiologista, para saber mais sobre sua vida diária e profissão. Os radiologistas são médicos com especialização e treinamento em radiologia. Embora algumas das sub-especialidades possa diferir entre os radiologistas, o treinamento para chegar a esse ponto normalmente é o mesmo. Entrevistar um radiologista — que são os médicos dos médicos, como eles gostam de dizer — pode dar uma ideia sobre a residência e os programas em radiologia.

Radiologistas trabalham juntamente com outros profissionais de saúde (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Pergunte por quê ele escolheu essa profissão

A pergunta mais básica para se fazer a um radiologista é por quê ele escolheu essa profissão. Ele talvez tenha sido motivado por um histórico familiar ou um interesse precoce, ou talvez tenha participado de uma residência em radiologia depois de ter feito residência em outra área. Independentemente da resposta, essa pergunta é um bom ponto de partida para uma entrevista com um radiologista.

Loading...

Pergunte o que ele fez para se preparar para a escola de medicina

Se estiver pensando em fazer carreira na medicina, será importante descobrir o que um profissional fez para chegar lá. Ter boas notas é apenas um fator que você precisa ter para frequentar uma escola de medicina. Encontrar oportunidades de voluntariado, ficar perto de um médico e participar de um projeto de pesquisa são atividades positivas que podem ajudar uma pessoa a entrar em uma escola de medicina. Pergunte para o radiologista o que ele fez para se preparar para a e ele poderá dar uma ideia realista de que termos e atividades extracurriculares as escolas de medicina mais observam nos exames de admissão.

Qual é a média de trabalho por semana?

Médicos trabalham em horários diferentes a cada semana. Dependendo da forma como funciona o trabalho ele poderá ter uma escala para garantir que sempre haverá um médico disponível. Descobrir que existe uma rotina de trabalho semanal poderá ajudar a ilustrar melhor a vida de trabalho real. Como a rotina muda muito é interessante entrevistar mais de um radiologista para ter uma ideia geral do cronograma.

Pergunte se ele está satisfeito com a escolha

Se alguém perguntar a um radiologista se ele está satisfeito com a sua escolha, talvez a resposta seja surpreendente. Alguns radiologistas talvez gostem da sua carreira no inicio, mas talvez parem de gostar da profissão com o tempo. Se você se surpreender com a resposta, siga perguntando, "o que aconteceu no caminho?". Use essa pergunta para dar ao estudante uma ideia se ele também gostará da escolha da profissão.

Pergunte que tipos de procedimentos ele realiza

Radiologistas usam ionizantes e não-ionizantes para diagnosticar e tratar de doenças. Eles usam raios-x, raios gamas, ultrassom, intervenções, exames de ressonância magnética e interpretações. Eles podem trabalhar em um ambulatório ou em um ambiente hospitalar; a escolha desse lugar ditará quais os tipos de procedimento eles farão normalmente. Pergunte ao radiologista que tipos de procedimentos ele faz, isso poderá ilustrar melhor a rotina de trabalho que eles realizam.

Para onde você acha que a radiologia está indo ?

Radiologistas, como outros médicos, devem estar atualizados sobre as mais novas pesquisas e os procedimentos que podem ajudar seus pacientes. Os novos processos que são encontrados em revistas populares e periódicos representam apenas um pequeno pedaço dos avanços na área da medicina. O radiologista entrevistado talvez conheça novas pesquisas que ainda não se tornaram públicas. Perguntar ao radiologista sobre o que ele pensa sobre os avanços da radiologia poderá esclarecer como a medicina está mudando para atender as necessidades dos pacientes.

Posso acompanha-lo algum dia ?

Uma das maneiras mais efetivas para aprender sofre uma profissão especifica é fazendo uma experiência. Estudantes não têm permissão para fazer o trabalho de um radiologista, mas eles podem acompanhar o trabalho. Depois de entrevistar o radiologista, talvez ele possa concordar em ter um aluno que acompanhe o seu trabalho durante alguns dias. É melhor acompanhá-lo durante mais de um dia, pois alguns procedimentos podem não ser feitos em dias específicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...