Como fazer uma boina francesa

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Boinas francesas, também conhecidas como "chapéu de muffin" ou touca, são um acessório arredondado feito de pano e eram usadas para cobrir o cabelo das mulheres durante a era elisabetana. Uma serva deveria usar uma versão simples deste acessório, enquanto uma mulher rica usaria uma versão muito bem bordada ou decorada. Uma boina francesa é um excelente acessório para completar uma fantasia para uma festa renascentista ou algum jogo temático da era elisabetana.

Passo 1

Com uma fita métrica, meça a circunferência da sua cabeça e adicione 2,5 cm à medida.

Passo 2

Corte uma tira de tecido com 10,2 cm de largura e com o comprimento encontrado no item 1.

Passo 3

Faça uma bainha em torno da tira de tecido, dobrando todas as bordas para baixo uma vez e costurando-as.

Passo 4

Dobre a tira ao meio, ao longo do comprimento, criando uma tira longa e fina de tecido. As bordas da bainha que ainda não foram trabalhadas devem ser dobradas dentro da faixa.

Passo 5

Passe a faixa plana com um ferro de passar roupa.

Passo 6

Corte um círculo de tecido branco de 25 cm de diâmetro. Uma maneira simples de fazer isso é cortando um quadrado com lados de 25 cm e, em seguida, arredondando os cantos com tesouras.

Passo 7

Faça uma costura para alinhar os pontos ao redor da borda do tecido.

Passo 8

Faça um sanduíche com a borda do tecido amassado o círculo de encontro com a faixa de tecido dobrado e prenda com alfinetes.

Passo 9

Costure a tira de tecido e o círculo juntos, criando o que é, essencialmente, um saco de boca larga com uma borda. Neste ponto, a boina está pronta para ser usada.

Mais recentes

×