×
Loading ...

Cafeína causa diarreia?

Beber uma xícara de café provavelmente não vai forçá-lo a correr para o banheiro, mas muitos copos em um só dia podem causar uma irritação no estômago semelhante à diarreia. A cafeína tem um efeito naturalmente laxante sobre o corpo e, consequentemente, um dos efeitos colaterais do consumo excessivo é a diarreia.

O excesso de café pode ter um efeito negativo no sistema digestivo (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)

Cafeína em excesso pode ser problemática

A cafeína afeta pessoas de formas diferentes, mas, em geral, o consumo moderado de produtos com cafeína, como café e refrigerantes, não deve causar nenhum problema. A University of Michigan Health Service observa que mais de 1.000 mg de cafeína, o que corresponde a aproximadamente dez copos de 180 ml, pode afetar o sistema digestivo. Um artigo de 2009 da Fundação Internacional para Distúrbios Gastrintestinais Funcionais, no entanto, adverte que apenas 2 a 3 xícaras de café já podem causar diarreia.

Loading...

Efeito de cafeína no sistema

A cafeína afeta diretamente o peristaltismo, que é o processo que move os alimentos pelo sistema digestivo. Ela estimula os músculos a se contraírem e relaxarem alternadamente, o que resulta em um aumento dos movimentos intestinais. O café com cafeína estimula esse processo mais visivelmente do que o café descafeinado ou água.

Creme no café pode influenciar

Adicionando açúcar, leite ou creme ao café, a bebida pode ter um efeito mais grave. Se alguém tiver intolerância à lactose, mesmo sem saber, o produto lácteo pode causar diarreia. Da mesma forma, muitas pessoas podem sofrer de diarreia como um resultado do consumo de açúcares ou edulcorantes artificiais, como o sorbitol.

Diminua o risco de desidratação

Se o consumo de cafeína levar à diarreia, a abordagem mais simples é reduzir a ingestão de cafeína e esperar a condição desaparecer. É mais seguro reduzir a ingestão de cafeína do que o cessá-la por completo, uma vez que o suprimento súbito pode ter efeitos colaterais. Quando a diarreia aparecer, certifique-se de beber água com frequência para reduzir o risco de desidratação. Além disso, consulte um médico, se o problema persistir por mais de dois dias ou se aparecer uma febre alta e sangue nas fezes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...