Cores de um resistor de 2,2K

As séries de faixas coloridas nos resistores indicam o seu valor resistivo

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os resistores são componentes eletrônicos que realizam várias funções, de acordo com o circuito no qual estão inseridos. O seu valor resistivo é medido em "ohms". A letra K é usada para designar 1.000. Por exemplo, um resistor de 2.200 ohm pode ser expressado como 2,2K. O valor de cada componente é indicado por uma série de faixas coloridas ao redor do revestimento. O código de cores é um padrão internacional e aplica-se à maioria dos resistores.

Valores numéricos das cores

O código de cores para resistores dos números 0 ao 9 é: preto = 0; marrom = 1; vermelho = 2; laranja = 3; amarelo = 4; verde = 5; azul = 6; violeta = 7; cinza = 8; branco = 9. Essas cores também representam um multiplicação por 10 (o número de zeros que acompanham o valor numérico). O preto indica sem zeros, o marrom é um zero, o vermelho são dois zeros e assim por diante. Os resistores também possuem um valor de tolerância, em que o prata representa 10% para mais ou menos e o dourado 5% para mais ou para menos.

Lendo a 3ª e 4ª faixa de cores

Para resistores que possuem três ou quatro faixas de cores, as duas primeiras representam os valores numéricos e a terceira é o multiplicador - que é o número de zeros que devem ser adicionados a esse valor. Por exemplo, um resistor com três faixas vermelhas indica 2, 2 e dois 0, ou 2200 ohms (2,2K ohms). Se houver uma quarta faixa, a tolerância do resistor é de 20% para mais ou menos. A resistência de um resistor de 2,2K pode variar de 1760 a 2640 ohms, já que 440 ohms é 20% de 2,2K. Se a quarta faixa for prata, isso indica que a variação pode ser de 10% para mais ou menos, enquanto que a faixa dourada é 5%.

Outras faixas

Em casos especiais, alguns resistores de precisão (com tolerância de 1% ou 2%) podem possuir uma faixa adicional. Nesse caso, as primeiras três faixas indicam o valor e a quarta é o multiplicador. O fabricante pode incluir uma sexta faixa para indicar algum outro fator, como a temperatura de operação.

Por qual extremidade se faz a leitura

Ao olhar para o resistor, as faixas de cores podem estar espalhadas de modo que seja difícil saber por qual extremidade deve-se começar a ler o valor. Simplesmente lembre-se de que o código de cores nunca começa com uma faixa prata ou dourada.

eHow Brasil
×