Como calcular quanto de madeira é necessário para construir uma parede?

••• hall construction image by jimcox40 from Fotolia.com

Um carpinteiro ou construtor experiente pode estimar com facilidade quanta madeira será necessária para a confecção de uma parede. Entretanto, para novatos do faça-você-mesmo ou pessoas com pouca experiência, geralmente é útil realmente esboçar o projeto para conseguir uma estimativa mais precisa de quanto material o projeto necessitará. Planejando o que você irá construir e como irá fazê-lo, você poderá evitar o incômodo de subestimar seu projeto.

Passo 1

Desenhe a parede em um pedaço de papel. Inclua a moldura que será necessária ao redor de janelas ou portas. Use uma régua para criar linhas retas e para mais precisão. Use um lápis para ter a possibilidade de apagar as linhas incorretas.

Passo 2

Estime a placa superior. Esta é a madeira que atravessa a parte superior da parede. Determine se terá uma ou duas placas no topo. Paredes externas e para suporte de carga e normalmente requerem duas. Use uma peça inteira de madeira para uma placa no topo para cobrir todo o comprimento, quando possível. Se a parede for maior do que um pedaço de madeira, use uma placa de topo dupla e escalone o conjunto.

Passo 3

Estime a quantidade de madeira que você precisará para a sua placa inferior. Essa é a madeira que vai horizontalmente na parte inferior da parede. Use uma peça inteira de madeira se for possível. Normalmente há apenas uma placa, mas ela pode ser duplicada quando desejado ou requisitado.

Passo 4

Estime quantas vigas de parede, ou membros verticais de madeira, você precisará. Determine se eles serão pré-fabricados ou cortados (isso dependerá da altura da parede). Vigas são normalmente colocadas 40 cm no centro, mas podem ser postas mais longe em paredes que não suportam peso. Planeje dobrar as vigas de cada lado de portas e janelas. Use três vigas nos cantos.

Passo 5

Calcule a madeira necessária para cabeçalhos e soleiras (acima e abaixo de janelas e portas). O tamanho real dos cabeçalhos pode variar dependendo da localização, da capacidade de sustentação de peso e da largura da porta ou da janela. Os cadernos de código podem ajudar a determinar o tamanho do cabeçalho.

Passo 6

Consulte o desenho completo. Conte quantos pedaços de madeira você precisa para cada parte da parede (placas, pregos, cabeçalhos). Totalize todos os valores. Use uma calculadora, se necessário. Adicione um excedente de 20% para cobrir o desperdício e possíveis erros.

Mais recentes

×