×
Loading ...

Como calcular os pontos de fusão e ebulição usando molalidade

Na química, muitas vezes é necessário realizar análises de soluções. Uma solução consiste de pelo menos um soluto dissolvido em um solvente. A molalidade representa a quantidade de soluto no solvente. Conforme ela muda, afeta o ponto de ebulição e de solidificação (também conhecido como ponto de fusão) da solução. Pode-se facilmente determinar esses valores de qualquer solução usando uma equação simples.

Instruções

Use a molalidade para calcular os pontos de ebulição e de solidificação de uma solução (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
  1. Observe a molalidade (m) da solução. Uma molalidade alta aumentará o ponto de ebulição e diminuirá o seu ponto de solidificação.

    Loading...
  2. Use uma tabela para procurar a constante do ponto de abaixamento do ponto de solidificação (Kf) ou elevação do ponto de ebulição (Kb) para o solvente (ver Recursos). Toda substância tem uma constante única que determina quanto um mol de soluto diminuirá o ponto de fusão ou aumentar o ponto de ebulição.

  3. Calcule a mudança na temperatura de ebulição e fusão usando uma das fórmulas seguintes: ΔTf = Kf * m ou ΔTb = Kb* m.

  4. Some o valor obtido para ΔTb com o ponto de ebulição padrão do solvente (por exemplo, 100 ºC para a água).

Loading...

Aviso

  • Se a substância ionizar em solução (ex. NaCl), é necessário incluir o Fator de Van't Hoff (i). Isso é igual ao número de íons, sendo incluso na equação do seguinte modo: ΔT = Kf * m * i.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...