Como calcular a quantidade de sal para temperar

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O sal pode tornar uma receita saborosa ou arruiná-la. Embora muitos de nós se preocupem em limitar a ingestão diária de sódio, às vezes esquecemos o valor desse tempero essencial. Todos nós precisamos de uma certa quantidade de sal na nossa dieta para garantir uma boa saúde. Ele é usado na carne para amaciá-la antes do preparo, e na água de cozimento do macarrão para torná-lo mais apetitoso. Há um cálculo específico que os padeiros usam para fazer pães. Para a maioria das outras receitas, a instrução é usar "sal a gosto", embora haja algumas orientações básicas que podem ser seguidas.

Passo 1

Determine quanta farinha será usada em sua receita de pão ou de massa. Adicione 1 colher de chá de sal para cada 4 xícaras de farinha de trigo. O sal é necessário para o pão, pois ele interage com o fermento e afeta a textura do alimento.

Passo 2

Considere se sua receita realmente precisa de sal. Se a instrução for "adicionar sal a gosto", acrescente 1/2 colher de chá de cada vez. Prove a receita após cada adição, com o objetivo de acrescentar o suficiente para reforçar os outros sabores, mas não o bastante para deixá-lo salgado demais. Na maioria das vezes, a receita requer uma certa quantidade de sal para ressaltar o sabor do prato e reduzir a amargura.

Passo 3

Determine quanto macarrão será fervido. Para cada meio quilo de massa, adicione 1 1/2 colheres de sopa de sal à água fervente e, em seguida, adicione o macarrão. Essa pequena quantidade de tempero melhora o sabor da massa.

Passo 4

Polvilhe sal sobre a carne várias horas antes de cozinhar. A quantidade depende de sua preferência, mas é melhor começar com a quantia que você usaria em uma carne cozida. Uma boa salga antes do preparo deixa a carne mais tenra e realça o sabor.

Mais recentes

×