Como assar pão em um forno elétrico

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Um forno elétrico pode ser usado para cozinhar ou assar quase qualquer prato que você prepararia em um forno convencional. Eles podem assar alimentos até 30% mais rápido que os fornos regulares, por causa de um ventilador que circula o ar quente durante o processo de cozimento. Ao assar pão em um forno elétrico, você precisará reduzir a temperatura e o tempo de cozimento para se ajustar a essa diferença.

Passo 1

Coloque a grelha do forno elétrico na posição mais baixa para dar bastante espaço para a forma de pão.

Passo 2

Misture meio pacote de fermento biológico com duas colheres de sopa de água e meia colher de chá de açúcar em uma vasilha grande. Deixe a mistura descansar por cinco minutos. Ela deve se tornar espumosa depois desse período.

Passo 3

Adicione uma colher de chá de sal, uma colher de sopa de manteiga e uma xícara de leite à mistura de fermento. Mexa bem até que tudo esteja bem misturado.

Passo 4

Lentamente, adicione duas xícaras e meia de farinha de trigo à mistura, adicionando uma xícara de cada vez e misturando até que toda a farinha tenha sido incorporada.

Passo 5

Polvilhe o balcão com meia xícara de farinha de trigo e sove a massa. A massa vai absorver a maior parte da farinha de trigo sobre o balcão à medida que você sova. Continue até que ela fique macia e elástica ao ser puxada, o que leva cerca de dez minutos.

Passo 6

Coloque a massa novamente na vasilha e cubra com um pano de prato. Coloque a vasilha em um local aquecido e deixe a massa crescer por uma hora ou até dobrar de tamanho.

Passo 7

Modele a massa, colocando-a em uma forma de pão untada com 23 por 13 cm.

Passo 8

Ajuste o forno elétrico para 180 °C e escolha a função "convecção", se necessário. Ajuste o temporizador para dez minutos, para preaquecer o forno.

Passo 9

Coloque a forma de pão na grelha dentro do forno elétrico e ajuste o temporizador para 35 minutos. Confira regularmente para saber se está pronto. O pão ficará dourado na parte externa, ao estar completamente cozido. Desligue o forno quando o pão terminar de assar.

Mais recentes

×