×
Loading ...

Que características poemas narrativos e contos têm em comum?

Antes do advento do papel e da caneta, as pessoas compartilhavam histórias por entretenimento e para relacionar eventos históricos. Com o tempo, essas histórias foram contadas sob forma de poesia. As palavras que rimavam providenciavam uma qualidade musical que deixava as histórias mais fáceis de lembrar e recontar. Até mesmo hoje em dia, contos e poemas narrativos ainda têm muitas qualidades similares.

Os contos e poemas narrativos têm muitas similaridades (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Enredo

Os poemas narrativos contam uma história. Como um conto, essa história tem começo, meio e fim. O começo geralmente dá o cenário da história. O meio apresenta o conflito e o fim o resolve. No entanto, um conto geralmente oferece mais informações, como a aparência dos personagens, o cenário e os detalhes sensoriais.

Loading...

Personagens

Os poemas narrativos e os contos contam uma história de um personagem principal, o herói, e suas aventuras. A maioria é contada em terceira pessoa. Os contos também são frequentemente contados no ponto de vista de terceira pessoa, embora às vezes a narração em primeira pessoa seja usada. Em ambos, o personagem central deve encarar um evento ou desafio que precisa ser superado.

Conflito

Tanto nos contos quanto nos poemas narrativos, o personagem enfrenta diversos desafios e os supera. O conflito em ambos leva ao clímax e à resolução, na qual os personagens aprendem uma lição ou simplesmente superam os obstáculos apresentados na história. Isso é o que torna o poema narrativo diferente do poema lírico e um conto diferente de uma redação.

Origem

Centenas de anos atrás, as histórias e os poemas eram passados através da fala. Esôpo tinha suas fábulas morais e Homero seus poemas épicos de feitos heroicos. A obra de ambos resistiu à passagem do tempo e ainda são lidas em larga escala hoje em dia. Os poemas, tanto longos quanto curtos, ainda têm lugar no mercado atual, assim como contos e romances pequenos -- porém, poemas narrativos modernos são extremamente raros e pouco lidos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...