Mais Artigos
- Como escrever uma carta de agradecimento para patrocinadores
- Como redigir uma carta solicitando gratificações por serviços especiais
- Como fazer uma breve descrição de si mesmo ao se candidatar a um emprego
- Como aceitar uma oferta de emprego por email
- Como escrever cartas de agradecimento após envio de currículo
Como escrever uma carta de transferência
Erik Snyder/Lifesize/Getty Images
Às vezes, em sua carreira ou vida acadêmica, podem lhe ser atribuídas tarefas que não estejam de acordo com seus pontos fortes. Um dos aspectos mais importantes de desenvolvimento pessoal e profissional é reconhecer suas fraquezas e saber quando dar um passo para trás em uma atribuição. Embora o processo exato de solicitar transferência de uma tarefa possa variar de acordo com as regras de sua empresa ou instituição de ensino, normalmente o primeiro passo para a transferência é escrever uma carta aos seus superiores.
Step 1
Escreva em um bloco de anotações os motivos pelos quais você está solicitando a transferência. Antes de escrever a carta em si, ter em mente de forma clara o porquê você deseja essa transferência garante que a carta seja concisa e que o leitor entenderá o pedido.
Step 2
Revise as razões para a transferência listadas no passo 1. Selecione as três maiores, que devem ser claras e profissionais. Talvez você não esteja solicitando a transferência por não conseguir cumprir suas atribuições, mas sim por problemas sociais. Se for o caso, não aponte ninguém na carta, mas explique como esses problemas estão impactando sua capacidade de cumprir seus deveres no nível esperado.
Step 3
Abra um programa de editor de textos no computador e, nas primeiras três linhas, coloque o nome da pessoa a quem carta é endereçada, seguidos do nome da empresa e data.
Step 4
Comece a carta com uma saudação como "Prezado Sr. Fulano" ou "A quem possa interessar".
Step 5
Escreva o primeiro parágrafo para explicar a posição para qual você foi originalmente atribuído. Descreva suas conquistas nessa posição e seus objetivos a respeito do emprego ou trabalho.
Step 6
Escreva o segundo parágrafo para informar ao leitor o motivo do pedido de recolocação. Mantenha esse parágrafo curto e direto ao ponto; não acrescente nada para enfeitar. O objetivo do segundo parágrafo é informar rapidamente ao leitor exatamente por que você está solicitando transferência, de forma que ele possa tomar uma decisão rápida. Se você já souber para qual posição deseja ser transferido, escreva essa informação e explique o motivo pelo qual poderia se destacar nesse novo cargo.
Step 7
Escreva o parágrafo de conclusão agradecendo ao leitor pelo tempo dispensado. Faça uma declaração de compreensão que indique sua disposição de permanecer na posição requerida, se isso for verdade. Caso não esteja disposto a continuar trabalhando nesse cargo, explique educadamente que se a recolocação não puder ser garantida, seu envolvimento no projeto pode terminar.
Step 8
Revise a carta de transferência. Se não houver erro nenhum, envie para a pessoa apropriada.
Mais Artigos
Como falar com a sua equipe sobre a promoção de um dos funcionários→
10 tipos de cartas comerciais→
Como pedir uma mudança de cargo ao seu chefe→
Como escrever uma carta de endosso→
Como escrever uma carta de desculpas pelo cancelamento de uma entrevista de emprego→
Como escrever uma carta de apresentação para ser um representante comercial→
Referências
Dica
- Solicite a recolocação o mais rápido possível se sentir que não conseguirá continuar com o projeto.
Advertência
- Não solicite a transferência se a única razão é não se dar bem com um colega. Só use esse motivo se o relacionamento for tóxico e colocar o projeto em risco.
Sobre o Autor
Jonathan McLelland has been a professional writer since 2005. He has worked as a story writer and editor for the international sitcom, “Completing Kaden,” as well as a proposal writer for various production companies. McLelland studied communication and theater at St. Louis Community College.
Créditos Fotográficos
Erik Snyder/Lifesize/Getty Images