Como fazer uma cascata para piscinas

••• Rock Garden Fountain 20080510-1180458 image by SIGNSofMIND from Fotolia.com

Colocar uma pequena cascata em qualquer piscina dá a área uma nova atmosfera e um design mais atraente. As pessoas estão tentando cada vez mais enfeitar a área da piscina, por isso, as cascatas estão se tornando mais populares. Não importa se a cascata a ser construída for feita por um profissional ou a partir de um kit, sua adição fará com que a piscina se torne exclusiva.

Passo 1

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Crie um leiaute da cascata. A aparência pode ser natural, com muitas pedras e plantas, e apenas uma faixa d'água que flua a partir de uma saliência. Escolha um projeto que combine com sua piscina, que pareça natural quando retratado com o ambiente. Tenha em mente que a queda d'água pode ser barulhenta e lembre-se que quanto mais alta a cascata for construída, mais barulho ela fará.

Passo 2

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Coloque a cascata em uma área apropriada. Ela precisa estar o mais próxima da piscina possível, longe de escadas ou trampolins de mergulho. Escolha uma área que possa ser visível de sua casa, em caso de mau funcionamento do equipamento. Lembre-se que a bomba usada com a cascata precisa de eletricidade, por isso, verifique se você tem acesso a tomadas elétricas por perto. Meça a área com uma fita métrica.

Passo 3

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Configure a cascata seguindo as instruções fornecidas, se você estiver usando um kit. Se a construção for feita por você mesmo, reúna as pedras, argamassa, canos de PVC e bomba d'água. Coloque as pedras no lugar para formar uma cascata com um ângulo de 90 graus ou menos. O número de rochas depende da altura da queda d'água. Crie um escoamento para a água, usando pedras maiores. Se desejar, você pode usar outros materiais em vez de rochas.

Passo 4

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Fixe as rochas (ou outro material utilizado) com argamassa. Ela é fácil de usar e não deixa resíduos ​que, futuramente, possam estragar o visual. Conecte os canos de PVC da fonte d'água até a bomba submersível. Conecte uma peça da bomba ao topo da cascata. O comprimento do cano de PVC depende da altura da cascata. Imerja o tubo na fonte d'água, de modo que ela passe a ter um fluxo contínuo.

Passo 5

Inspecione a parte externa da unidade para ver se a água está escorrendo das rochas e remende qualquer orifício restante com argamassa. Lembre-se que a água pode corroer o solo ao redor da piscina e causar danos. Adicione plantas ao redor da área e sobre as rochas, para proporcionar uma atmosfera mais exótica.

Mais recentes

×