Castanhas e amêndoas para cães
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Ao comer uma tigela de castanhas de caju e amêndoas, seu adorável cãozinho olhará para você esperando que divida com ele. Ele só sabe que você está comendo algo gostoso e quer provar também. O animal não tem como saber quais alimentos são seguros e saudáveis, de modo que essa tarefa deve ser assumida pelos donos. Castanha de caju e amêndoas, se consumidas com moderação, são seguras para a maioria dos cães, mas há algumas considerações a serem feitas.
Castanhas de caju e amêndoas
As castanhas de caju e as amêndoas fornecem fontes de gorduras saudáveis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Elas proporcionam vitamina E, magnésio, potássio, zinco, ferro, cálcio e fósforo. Além disso, elas adicionam fibras à dieta, ajudando a manter o sistema digestivo normal. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados nesses alimentos contribuem para a saúde do sistema imunológico e reduzem inflamações, além de serem saudáveis para a pele.
Sal
Ao comer amêndoas e castanhas de caju, é possível escolher a variedade salgada. Infelizmente, isso representa um problema para o cão. O sal é tóxico para esses animais, e em grandes quantidades, pode ser fatal. Sintomas de intoxicação de sal incluem vômitos, diarreia, letargia, sede ou urina excessiva, tremores, convulsões e coma. Caso pretenda compartilhar o seu lanche com o cachorro, opte pela variedade sem sal.
Porção
Ao compartilhar amêndoas e castanhas de caju com o seu cão, a quantidade é um fator bastante importante. Por serem ricas em gordura e calorias, ingeri-las em excesso pode levar a dores de estômago e ganho de peso. O elevado teor de gordura pode potencialmente levar a pancreatite, ou inflamação do pâncreas. Compartilhe algumas nozes com seu cão durante um lanche ou coloque algumas em sua tigela. No site A Path With Paws, a veterinária Lena McCullough recomenda um oitavo de xícara de amêndoas ou castanha de caju para seus pacientes caninos.
Castanhas tóxicas
Enquanto amêndoas, castanhas de caju e amendoins são seguros para os cães, isso não quer dizer que todas as variedades de castanhas são saudáveis para esses animais. As nozes e macadâmia são venenosas para cachorros. As macadâmias contêm uma toxina que pode causar paralisia e tremores. As nozes podem causar problemas digestivos ou obstrução. Se mofadas, as nozes desenvolvem uma toxina que provoca convulsões e complicações neurológicas.
Referências
- The Living Way Church: Amêndoas e castanhas -- Semelhanças nos benefícios para a saúde [em inglês]
- ASPCA: Os nutrientes que seu cão precisa [em inglês]
- VPI Pet Insurance: O perigo das castanhas para os cães [em inglês]
- ASPCA: Macadâmia [em inglês]
- Cesar’s Way: Nutrição canina de A a Z [em inglês]
- Pet Poison Helpline: Sal [em inglês]
- ASPCA: Amêndoas [em inglês]
- A Path With Paws: Dietas para câncer em cães e gatos - Você é o que você come -- Uma máquina de lutar contra o câncer [em inglês]
Sobre o Autor
Deborah Lundin is a professional writer with more than 20 years of experience in the medical field and as a small business owner. She studied medical science and sociology at Northern Illinois University. Her passions and interests include fitness, health, healthy eating, children and pets.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images