Como fazer um cavalo parar de comer madeira
horse image by milemarsovac from Fotolia.com
De acordo com um estudo sobre cavalos realizado pela Universidade de Cornell e pela Universidade da Pensilvânia, os problemas de comportamento equinos, como comer ou mastigar madeira, tendem a começar quando o ambiente natural do animal é alterado. Por exemplo, um cavalo pode começar a comer madeira se estiver fora do pasto ou se seu consumo diário de pastagem for reduzido. Esse comportamento, seja ele causado pelo estresse ou pelo tédio, pode ser reduzido ou eliminado, caso o dono do cavalo tome algumas medidas para evitar que isso se torne um mau hábito.
Step 1
Considere todas as alterações recentes nas atividades ou na dieta de seu cavalo para determinar a causa por trás da mastigação de madeira. A forragem do animal foi reduzida, resultando em menos consumo de fibras? O cavalo foi recentemente retirado do pasto ou perdeu a companhia de outros equinos, resultando em tédio? O tempo tornou-se frio ou úmido, estimulando o cavalo a aumentar a ingestão de fibras ou de forragem? Se possível, reverta as circunstâncias que levaram a esse comportamento.
Step 2
Sempre proporcione a seu cavalo acesso livre a um bloco de sal. Geralmente, o animal lambe ou mastiga objetos estranhos em casos de carência de sal, o que pode progredir para a ingestão de madeira.
Step 3
Se possível, forneça ao cavalo acesso em tempo quase integral à pastagem ou à forragem. Um equino é naturalmente projetado para pastar por cerca de 20 horas por dia, percorrendo muitos quilômetros no processo. Quando forçado a se comportar de maneira diferente de sua natureza, ele pode desenvolver um comportamento inaceitável, como comer madeira. Se você estiver preocupado com o risco de seu cavalo engordar em razão do aumento da forragem, reduza ou elimine os grãos e forneça uma forragem de haste longa, de teor elevado de fibras e com poucas proteínas, a fim de garantir uma dieta mais fibrosa, sem a qual o animal tende a mastigar madeira. Se o cavalo não puder pastar, estimule-o a comer devagar, adicionando pedras grandes ao comedouro ou alimentando-o pelo menos três vezes por dia, mas de preferência ao longo do dia em vez de apenas duas vezes. Essas mudanças simulam melhor a pastagem em tempo integral.
Step 4
Assegure-se de que o cavalo se exercite adequadamente e passe tempo suficiente no pasto para evitar que ele fique entediado. Um companheiro de estábulo também pode ajudar a aliviar o tédio, já que os cavalos são animais sociáveis. Os companheiros comuns são galinhas, gatos, cabras, lhamas ou outros equinos, embora um cavalo que já mastigue madeira não seja a escolha ideal.
Step 5
Verifique se há algo causando estresse no animal. Alguns cavalos ficam desconfortáveis em baias pequenas, com ruídos altos ou persistentes ou com certas pessoas ou animais. Procure e tente eliminar as causas do estresse.
Step 6
Trate a madeira com um produto formulado para impedir um cavalo de comê-la. A especialista em equinos Cherry Hill recomenda esfregar um sabão de aroma forte na madeira para desencorajar os mastigadores. O óleo ou molho de pimenta é um produto comumente usado, mas alguns cavalos apreciam o tempero e acabarão comendo mais madeira. Muitos produtos comerciais estão disponíveis, portanto, consulte um veterinário para determinar qual deles é mais adequado.
Step 7
Cubra os topos das cercas com tela de galinheiro ou utilize fios elétricos dentro da parte superior para desestimular o comportamento do cavalo. Faça o mesmo com os troncos de árvores.
Step 8
O último recurso é colocar uma focinheira no cavalo, que limita a pastagem e o consumo de água.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Christy Bagasao has been writing since 1991. She is an English and communication graduate of Wisconsin Lutheran College with a year spent at Nottingham University in England. Her work has appeared in such publications as "Forward in Christ."
Créditos Fotográficos
horse image by milemarsovac from Fotolia.com